sexta-feira, 12 de abril de 2019

Bioeconomia vai inspirar a SNCT 2019

A bioeconomia possibilita soluções eficazes para problemas socioambientais como as mudanças climáticas, crise econômica, substituição do uso de energias fosseis, saúde, qualidade de vida da população entre outros. 
A proposta da eletiva VERDE URBANO é estimular o desenvolvimento de  projetos que contribuam com soluções para a segurança hídrica, energética, alimentar, aproveitando os recursos naturais sem comprometer a sustentabilidade dos ecossistemas.
Apresentação das primeiras propostas utilizando energia solar e  eólica 



segunda-feira, 1 de abril de 2019

Convite para participar da WORLD SUMMIT OF STUDENTS FOR CLIMATE - FINLÂNDIA

A Cúpula Mundial de Estudantes pelo Clima é organizada pelo ENO Schoolnet, em cooperação com as cidades de Helsinki e Joensuu, Ministério do Meio Ambiente da Finlândia, Ministérios de Silvicultura e Agricultura, Ministério da Educação e de Relações Exteriores. A primeira parte do evento terá lugar na Finlândia Oriental (Liperi e Joensuu, 29 de maio - 2 de junho). A segunda parte será em Helsínque, onde o acordo sobre o clima feito pelos estudantes de vários países serão anunciados no Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho de 2019 . Todas as escolas do mundo são convidadas a plantar árvores até 2025. O objetivo final é sequestrar 3 milhões de toneladas de dióxido de carbono até 2025. A cúpula é endossada pelo presidente da República da Finlândia, Sauli Niinistö.

É uma alegria receber o convite e reconhecimento do trabalho de educação ambiental que é realizado na nossa escola. Desde 2013, a nossa proposta é envolver os estudantes em diversas atividades para percepção da crise climática, suas consequências e as ações , desenvolvidas principalmente nas eletivas, (com o apoio do CEMADEN, UNESP E UNIFESP)
como estratégia de enfrentamento dos riscos socioambientais que estão presentes no entorno da escola.

domingo, 31 de março de 2019

Projeto Diálogo e Cartografia Social na mídia



Pesquisadoras e educadoras do Instituto de Consumo Sustentável da Universidade de Manchester, da Rede de Educação Ambiental de Manchester e do Cemaden Educação, formaram uma parceria para promover o intercâmbio de três escolas: a School of Manchester - Reino Unido,  Escola Estadual Irma Ilza M. Coppio de São José dos Campos  e a Escola Estadual Raimundo Nonato de Santarém – Pará, sobre os riscos e mudanças climáticas. 
A pergunta central é:
" Quais são os principais riscos e vulnerabilidades socioambientais em nossas comunidades e como as mudanças climáticas podem modificar a situação? "
A partir dela, grupos de estudantes de cada escola, orientandos por seu professor, realizaram pesquisas sobre o lugar onde vivem, sobre seus riscos e vulnerabilidades, utilizando trabalho de campo e cartografia social. As escolas começaram a trabalhar no projeto em fevereiro e já participaram de três interações on line (videoconferência): 28/02: tema Nossa escola e comunidade 
21/03: Nossa cartografia social de riscos 
22/03  Conferência Intergeracional da School of Manchester.

sexta-feira, 22 de março de 2019

Conferência ambiental em Manchester

Começa a Conferência Ambiental em Manchester, Reino Unido
Dr. Rachel Trajber, pesquisadora do Cemaden Educação, participa da Conferência em Manchester e articula a participação online de duas escolas brasileiras
Escola Integral Ilza Irma, participa online e apresenta a cartografia social dos riscos no entorno da escola.


Alunos explicam os riscos socioambientais da nossa cidade







Projeto : Diálogo e Cartografia Social
Objetivo: Conhecer e analisar riscos e  vulnerabilidades às mudanças climáticas entre escolas no Reino Unido e no Brasil 

Realização : Cemaden Educação Cemaden/MCTIC, da University of Manchester e do Manchester Environmental Education Network.

quinta-feira, 21 de março de 2019

2° vídeoconferência: Brasil x Reino Unido

2° vídeoconferencia: cada escola apresenta o trabalho de cartografia social

A pergunta que norteou as discussões na 2° videoconferência entre as três escolas, ( Santarém, São José dos Campos e Manchester) foi:  
- O que acontecerá se mudar o clima da minha cidade? 
As atividades de Cartografia Social disponibilizadas no site do Cemaden Educação , foi referência no desenvolvimento da proposta.

Confecção do Mapa de riscos do entorno da escola

Com as  mudanças climáticas as áreas destacadas pelos alunos ficarão mais vulneráveis a  deslizamentos , alagamentos e inundações
Interação online entre as escolas 


Agradecemos o apoio  das pesquisadores Débora e  Chica, Cemaden Educação, durante a videoconferência na escola. 

Projeto : Diálogo e Cartografia Social
Objetivo: Conhecer e analisar riscos e  vulnerabilidades às mudanças climáticas entre escolas no Reino Unido e no Brasil. 


Realização : Cemaden Educação Cemaden/MCTIC, da University of Manchester e do Manchester Environmental Education Network.

segunda-feira, 18 de março de 2019

Cartografia Social: Percepção dos riscos socioambientais no entorno da escola



Tema Transversal: Meio Ambiente/ Mudanças climáticas / Cartografia Social
Profº Rosa Sousa

A cartografia nos dias de hoje vai muito além da representação técnica do espaço geográfico, sendo um instrumento que desenvolve a percepção do espaço e o senso crítico na  sua produção.
A degradação ambiental e os desastres naturais compromete a qualidade de vida da comunidade e nesse cenário preocupante, metodologias capazes de estimular a compreensão sobre a responsabilidade ambiental e o envolvimento coletivo na transformação da realidade local são imprescindíveis. 
Para tanto, é preciso um trabalho de sensibilização que começa na escola e transpõe seus muros através da metodologia de ação participativa, que pode auxiliar na compreensão da produção do espaço, através da  utilização da cartografia social.
A Parceria com o Cemaden Educação desde 2016 trouxe novas discussões sobre a importância da prevenção de riscos de desastres socioambientais. 

Objetivo

-  Entender como a ocupação desordenada do entorno da escola gera riscos na vida dos seus moradores , principalmente  deslizamento e inundações;
Conhecer as possibilidades do trabalho de cartografia social no Ensino Médio Integral.
- Envolver a comunidade escolar na percepção sobre os riscos socioambientais que podem ocorrer no entorno da escola, seus elementos potencializadores e as ações para o enfrentamento. 
Estimular o protagonismo juvenil para o fortalecimento da cidadania ambiental;

Metodologia
O desenvolvimento  deste trabalho  acontece em cinco momentos:
Primeiro momento
É a sondagem de como o estudante do 1° ano  percebe o lugar onde  vive e relaciona com a transformação da paisagem.
1 - Sensibilização :  Assistir o documentário: O Brasil visto de cima. São José Dos Campos.  Ep 23 . Globosat/2018.
2 - Produção de texto descritivo: O lugar onde eu vivo. Descrever o lugar onde você mora: o percurso até a escola, a infra estrutura urbana, natureza, os impactos ambientais, áreas de risco ( deslizamento, alagamento,enchentes ) e sentimento de pertencimento.  Habilidades: Matriz de referência do SARESP : H09,H16.

Segundo Momento
Produção de Mapas Sociais. A atividade consiste  no mapeamento do entorno da escola  através da confecção do  mapa social.  A proposta é verificar principalmente  a percepção que cada estudante tem do lugar onde vive.
Terceiro Momento
Roda de Conversa: Os alunos socializam os mapas sociais, apontam as referências importantes e os riscos socioambientais.  
Quarto Momento
Trabalho de campo: O trabalho de campo proporciona uma nova leitura da paisagem. É a percepção das transformações ocorridas no entorno da escola e as consequências dessa transformação.

Quinto momento
Produção do mapa de cartografia social dos riscos e   a proposta de intervenção.

Resultados esperados

O cenário atual de mudanças climáticas tem mobilizado governos, escolas e cidadãos a se apropriarem das discussões sobre os riscos socioambientais como uma nova exigência para o enfrentamento dos desastres. Temos acompanhado  chuvas, enchentes alagamentos e inundações que afetam a vida da população.
O estímulo ao protagonismo juvenil enquanto proposta pedagógica no Ensino Médio Integral potencializa a participação dos estudantes em processos de transformação local, uma vez que possibilita o senso crítico e a postura responsável que vai intervir nas relações entre os estudantes e a coletividade e consequentemente em novas posturas de enfrentamento.
Enfim, nas palavras de FREIRE (1996), é fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.

A metodologia dessa proposta foi utilizada durante a nossa participação no Projeto Dialogo e Cartografia Social realizado pelo Cemaden Educação e Instituto de Consumo Sustentável da Universidade de Manchester.  

Referências
Cartografia Social. Cemaden Educação. Disponível em < http://educacao.cemaden.gov.br/site/activity/NDAwMDAwMDAwMzk= >

sexta-feira, 8 de março de 2019

Mulheres que inspiram

Montagem da exposição no corredor de Ciências Humanas


Reconhecimento e valorização da mulher para uma nova cultura que promova IGUALDADE

Marise Mendes, nossa diretora 

Rachel Trajber, Coordenadora do Cemaden Educação

Exposição: Mulheres que inspiram : A proposta da exposição esta alinhada a ODS 5 e a  ONU Mulheres que convida a todas as pessoas a se unirem no mês de março para celebrar um futuro em que a inovação e a tecnologia criem oportunidades sem precedentes para as mulheres e meninas desempenharem papéis ativos na criação de sistemas mais inclusivos, serviços eficientes e infraestruturas sustentáveis para fazer avançar o alcance dos ODS e da igualdade de gênero.
Todas as etapas da proposta no Blog INTEGRAL PROTAGONISTA
Fonte: ONU MULHERES 

segunda-feira, 4 de março de 2019

Eletiva Verde Urbano - Proposta



A proposta da eletiva surgiu através da importância da ODS 11 (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável ) que  aponta a necessidade de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.  A proposta pretende ainda estimular o protagonismo que  é fundamental para promover práticas que despertam a curiosidade, estimulando e inspirando o desenvolvimento de projetos, incentivando atitudes criativas e críticas para a solução de problemas que interferem na qualidade de vida de todos nós. Através de projetos de pesquisa é possível solucionar algum tipo de problema urbano relacionado a gestão de recursos hídricos, habitação, saneamento básico, produção de alimentos e   energia.
Disciplinas:  Ciências Humanas e Exatas -  
Professores: Rosa Sousa, Dimas Faria
Objetivos
Conhecer os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, mais especificamente o objetivo de número 11: “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis “ e suas metas através da contextualização do assunto baseada na pesquisa e desenvolvimento de projetos por intermédio da  tecnologia como ferramentas como alternativa  para avançar no desenvolvimento de projetos locais , propondo de ações de conscientização, para que o jovem aprenda a respeito do seu lugar na sociedade, seus direitos e deveres, transformando-se num verdadeiro  protagonista.
Período de realização : 1° semestre de 2019.

Habilidades/competências: - Fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos,  desenvolver atitudes e habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes.

Habilidades de nivelamento
Humanas:
 H19 Estabelecer relações de causa/consequência, entre segmentos de um texto, sendo que a causa é relativa a um fato referido pelo texto e a consequência está explícita. (GII)
H20 Distinguir um fato da opinião explícita enunciada em relação a esse mesmo fato, em segmentos contínuos de um texto. (GII)
Exatas:
H29 Ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em tabelas e construir tabelas. (GIII)
H30 Ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em gráficos e construir gráficos (particularmente gráficos de colunas). (GIII)
H42 Resolver problemas que envolvam informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. (GIII)

Conteúdo
- O que é ciência?
- 17 ODS
- Mudanças climáticas
- Desastres naturais
- Energias renováveis e não renováveis
- Clima x tempo
- problemas socioambientais
- Cidades resilientes

Metodologia
- Curso EAD de Metodologia da Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica do APICE : total 30 horas com certificado.
- plano de pesquisa;
- diário de bordo;
- levantamento de dados;
- analise e apresentação dos  resultados;
- Trabalho de Campo
- Desenvolvimento do protótipo
- Culminância

Recursos didáticos
NETS, ARDUINO, VÍDEOS, LIVROS , REVISTAS CIENTÍFICAS
12 - CRONOGRAMA

O que é ciência?
Como desenvolver um projeto de IC
Diário
De
Bordo
Desenvolvimento
Dos
Projetos
Apresentação
Dos
Projetos
Culminancia
FEVEREIRO
X
X




MARÇO

X




ABRIL


X
X


MAIO



X
X

JUNHO





X

Culminância
A culminância é a apresentação para a comunidade escolar do produto final, desenvolvido durante a eletiva, no caso, um projeto  de iniciação científica para resolver um problema local. 
Avaliação
Percebemos que a cada nova eletiva de iniciação científica o estudante chega animado com a proposta da eletiva  mas, na maioria das vezes, não tem as habilidades necessárias para realizar um projeto de pesquisa. E a nossa proposta é estimular o protagonismo diante do desafio de superar as dificuldades, já que é preciso ler, escrever, pesquisar, sintetizar conceitos, falar em público e socializar resultados. 
Portanto, a avaliação será constante, acompanhando o progresso do estudante no desenvolvimento de habilidades básicas, como ler, distinguir fato de opinião, já que na pesquisa científica é preciso conhecer os fatos, pesquisar, sintetizar e apresentar os resultados.
Parcerias 
CEMADEN e UNIFESP

Referências 
BRASIL. MEC. Quanto pesa uma nuvem? Disponível em < http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/21211/S11_quanto_pesa_uma_nuvem.pdf?sequence=4 > Acesso em 14/03/2017.
Ferreira, A. G, Meteorologia Prática. São Paulo: Editora Oficina de Textos,2006.
USP. Construa sua própria estação meteorológica. Disponível em < http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=rec&cod=_construaasuapropriaestac > Acesso em 14/03/2017.
NAÇÕES UNIDAS. https://nacoesunidas.org/tema/ods10/
BRASIL : http://www4.planalto.gov.br/ods/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/10-reducao-das-desigualdades  

sexta-feira, 1 de março de 2019

Videoconferência entre escolas: Brasil x Reino Unido

Escola São Raimundo Nonato , Santarém Pará

Escola Integral Ilza Irma, São José dos Campos, SP 
MEA Central, Manchester, Reino Unido  

Interação entre os estudantes através da videoconferência  


Impressões... 



Projeto : Diálogo e Cartografia Social
Objetivo: Conhecer e analisar riscos e  vulnerabilidades às mudanças climáticas entre escolas no Reino Unido e no Brasil 

Realização : Cemaden Educação Cemaden/MCTIC, da University of Manchester e do Manchester Environmental Education Network.

Agradecemos  o apoio das pesquisadoras Chica e Débora do Cemaden Educação que vieram até a escola para participar da videoconferência  com os estudantes. 

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Diálogo e Cartografia Social - Apresentação das escolas

Apresentação da Escola Ilza Irma



Apresentação completa da Escola Ilza Irma AQUI 

Apresentação da Escola de Manchester 
Apresentação completa da Escola de Manchester AQUI

Apresentação da Escola de Santarém, Pará

APRESENTAÇÃO COMPLETA DA ESCOLA DE SANTARÉM AQUI

PROJETO
Diálogo e Cartografia Social
OBJETIVO
Conhecer e analisar riscos e vulnerabilidades às mudanças climáticas entre escolas no Reino Unido e no Brasil.
REALIZAÇÃO
Cemaden Educação Cemaden/MCTIC, da University of Manchester e do Manchester Environmental Education Network.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Diálogo e cartografia social

Reunião para alinhar as informações para a videoconferencia com a escola de Manchester
PROJETO
Diálogo e Cartografia Social

OBJETIVO
Conhecer e analisar riscos e vulnerabilidades às mudanças climáticas entre escolas no Reino Unido e no Brasil.

REALIZAÇÃO
Cemaden Educação Cemaden/MCTIC, da University of Manchester e do Manchester Environmental Education Network.


TEMA DA 1° VIDEOCONFERENCIA: Nossa escola e nossa Comunidade
- Produção do PPT com apresentação dos alunos envolvidos e o lugar onde vivem/convivem.

VIDEOCONFERENCIA
A videoconferência foi planejada para acontecer em dois momentos:
1°momento: 10 minutos: Cada escola terá 10 min. para apresentar o grupo, escola e seu entorno.
2°momento: 15 minutos: Perguntas/respostas entre as 3 escolas.

ALUNOS MULTIPLICADORES ENVOLVIDOS NA PROPOSTA
Regina Rosário 2A
Stephanie Christine 2C
Maria Eduarda 2A
Melissa Lobo 2A
Victor Gabriel 2A
Soraia Johery 2C
Maria Leonara 1A
Ryan Iago  3B       
Daniel Alexandre 3C
Camila Sousa 2C