quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Ciclo das mercadorias

Todos os dias, nossas ações produzem muitos impactos ambientais. É preciso refletir e ter uma postura crítica  sobre os processos históricos responsáveis pela problemática do cenário atual. Independente do grau de interferência na natureza,  todas as etapas desse processo agridem o meio ambiente.

Por isso, é preciso pensar também no descarte das embalagens e tudo aquilo que foi gasto na sua produção, desde a energia para a extração do petróleo até o combustível usado pelos caminhões que a transportaram até o supermercado. 

Cada pessoa percebe, reage e responde diferentemente diante das ações sobre o meio. As respostas ou manifestações são, portanto, resultados das percepções, dos processos cognitivos, das vivências e das expectativas de cada um.

De acordo com Smith ( apud Sato, 1995) o primeiro passo para alcançarmos o pensamento sistêmico em EA é a sensibilização, pois trata-se de um processo de alerta, ou seja, possibilita o envolvimento do grupo trabalhado, no sentido de prepará-lo para um mergulho real na problemática ambiental abordada.

Objetivo: A atividade tem como objetivo proporcionar reflexões sobre o ciclo de produção das mercadorias  que são utilizadas em nosso cotidiano. Por meio dela pretendemos que os estudantes ponderem sobre a exploração dos recursos naturais, a poluição causada pela produção industrial, a distribuição e o consumo dos produtos industrializados e a produção de lixo na sociedade contemporânea.
Materiais de apoio necessários: papel pardo/cartolina, figuras/recortes de jornais e revistas, canetas/lápis coloridos e  cola.
Duração:  2 aulas
Descrição da atividade:  Confecção de  murais feitos de cartolina/papel pardo a serem afixados na escola explicando o ciclo de produção de algumas mercadorias  com uma pergunta norteadora sobre o impacto do produto apresentado.
Lembrando que  produto sustentável são aqueles que oferecem benefícios ambientais, sociais e econômicos. Ao mesmo tempo, se preocupam com questões de saúde pública, bem-estar social e ambiente, da extração das matérias-primas ao descarte final; Isso inclui maior índice de itens recicláveis e menor consumo de energia e de água nas etapas de produção.
Disciplinas envolvidas:  Geografia e química
Referências: 
Portal da Educação, Educação ambiental: aprendizes de sustentabilidade. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao2.pdf, acesso em 22/08/2013.
Portal da Educação, Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao4.pdf , acesso em 16/09/2013.
Laboratório de Design, Inovação e Sustentabilidade, Consumo. Disponível em:

http://lidis.ufrj.br/material_didatico/professor/consumo_professor_v1.2.pdf, acesso em 16/09/2013.

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