Conclusão - Eletiva voluntariado

O modelo econômico do Brasil não se encaixa ao conceito de sustentabilidade baseado no tripé, economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente correto. Vivemos em um país que estimula o consumo e consequentemente o  desperdício. E a escola pode fortalecer valores e atitudes nas ações cotidianas.  O foco do projeto é o consumo consciente na alimentação, pois acreditamos que através de novos hábitos como a  seleção, armazenamento, preparo e  aproveitamento integral dos alimentos é possível evitar desperdícios e preservar os recursos do planeta.
Após o diagnostico de como é o desperdício de alimentos na escola concluímos que poderíamos aproveitar integralmente os alimentos na preparação das refeições, pois notamos que o desperdício acontece nessa fase e não durante as refeições. Por falta de informação jogam-se no lixo cascas de frutas e folhas, talos de hortaliças, que muitas vezes contêm nutrientes, carboidratos, proteínas e fibras em quantidades maiores do que as encontradas nas partes consumidas desses produtos. O desperdício está também nas compras excessivas, na falta de planejamento doméstico, no armazenamento incorreto.

          O próximo passo foi capacitar nossos estudantes num curso de aproveitamento integral dos alimentos – SESI , com o objetivo de formar multiplicadores e conscientizar mais pessoas  que as partes não convencionais dos alimentos são ricas em nutrientes,  pois a falta de conhecimento das pessoas  sobre as propriedades nutricionais dos alimentos é um dos principais fatores que levam ao desperdício. O curso constou de aulas teóricas enfocando a alimentação saudável, os nutrientes, os valores nutricionais de cascas, talos e sementes e a higiene em geral. Na prática, as receitas foram selecionadas, executadas e avaliadas pelos estudantes que aprenderam que é possível fazer uma alimentação saudável sem desperdiçar os alimentos.

          Com o objetivo de multiplicar a  prática de   aproveitamento integral dos alimentos  para  estimular  a promoção da alimentação saudável e combater o desperdício, os estudantes selecionaram algumas receitas e prepararam as refeições para a comunidade escolar .


          Através dessas ações o projeto procurou mostrar que cada um está ligado a um estilo de vida e, consequentemente, o meio ambiente sofre os impactos dessas ações. É importante perceber que essas atividades colaboram para a formação de estudantes críticos, participativos e autônomos,  conscientes do meio em que vivem. Para isso, faz-se necessário que essas ações sejam constantes, acessíveis, vinculadas à realidade local, pois os alunos aprendem muito com o que vivenciam e com todas as oportunidades de experiências às quais têm acesso. Portanto, os objetivos foram alcançados, mas também trouxeram-nos a certeza de que há muito trabalho a ser feito para criar a mudança e o comprometimento tão necessário para um mundo sustentável.

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