Tecnologias ambientais / PDDE - Escolas Sustentáveis

ECOTÉCNICAS


Proposta da eletiva do 1° Semestre 2016
ministrada pelos Professores 
Dimas Faria, Física e

Rosa Sousa, Geografia. 




INTRODUÇÃO

          Hoje vivemos o grande desafio de transformar atitudes que impactam nos recursos naturais e consequentemente no esgotamento desses recursos. Pesquisas recentes apontam que a disponibilidade de água e outros serviços ambientais são diretamente afetados pelos impactos nos ecossistemas devido a atividades humanas e outros fenômenos antrópicos como as mudanças climáticas. Esta constatação levanta a urgente necessidade de agir e a escola é um espaço que oferece um leque de possibilidades de ações transformadoras e praticas possíveis no cotidiano dos alunos.  

1    JUSTIFICATIVA
A criação de espaços educadores sustentáveis visa promover a sustentabilidade na escola em todas as suas dimensões, estabelecendo relações entre a comunidade escolar e seu território em busca de melhoria da qualidade de vida, como aponta a Resolução CD/FNDE nº
18, de 21 de maio de 2013 ( Manual Escolas Sustentáveis).

     OBJETIVOS GERAIS
          Adequar o espaço físico da escola, visando à destinação apropriada de resíduos, eficiência energética e uso racional da água, conforto térmico e acústico, mobilidade sustentável e estruturação de áreas verdes através de ecotécnologias, que consistem em intervenções no ambiente com base na compreensão dos processos naturais e foco na resolução de problemas com o menor custo energético e poupando recursos naturais.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
            Na escola, os estudantes aprendem através das diversas ferramentas e experiências vividas. Dependendo da metodologia que empregamos, eles são desafiados a encontrar  uma solução. Moran ( 2013) afirma que aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos, sentimos. Aprendemos quando relacionamos, estabelecemos vínculos, laços, entre o que estava solto, caótico, disperso, integrando-o em um novo contexto, dando-lhe significado, encontrando um novo sentido.  Aprendemos pelo interesse, pela necessidade.
          Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2001), a participação dos estudantes deve ser ativa nos processos de aprendizagem com atividades de sensibilização e de motivação para alcançarem compreensão ativa e conceitual do assunto, o que levará a terem posturas ambientais conscientes e corretas.
          Investir em projetos de eco tecnologias na escola envolve o estudante na resolução de problemas tendo oportunidade de  desenvolver mecanismos, metodologias e modelos inovadores que permitam, com a perspectiva da sustentabilidade, superar vários dos desafios mencionados.

 METODOLOGIA
          O projeto de ecotecnologia pretende ser desenvolvido com a utilização de pesquisas e estudos teóricos indicados no curso de especialização Espaço Educadores.
          Os procedimentos metodológicos serão divididos em três etapas:
- Primeira: Estudos e pesquisas.
- Planejamento das atividades;
- Seleção de materiais que forneçam subsídios adequados para o desenvolvimento de ecotécnicas.
- Segunda:  coleta de dados e trabalho de campo.
- Entrevistas com a comunidade para discutir os problemas socioambientais
e possíveis soluções através da ecotécnicas.
- Registros;
- Realização de rodas de conversas para troca de conhecimentos e informações.
Terceira  - Produção dos mecanismos utilizando ecotécnicas e apresentação dos resultados


 CRONOGRAMA 
Implantar tecnologias simples que  podem promover a sustentabilidade no ambiente escolar:

AÇÕES
FEVEREIRO
MARÇO
ABRIL
MAIO
JUNHO
Apresentação da eletiva
X




Pesquisa/planejamento e levantamento bibliografico
X
X



Escopo do Projeto

X



Apresentação dos projetos


X


Produção e desenvolvimento dos mecanismos ecotécnicas


X


Desenvolvimento dos projetos nas áreas:
Energia Solar : Fogão solar: utiliza a energia solar para aquecer, assar e cozinhar os alimentos.
Lixo - Sistema de reciclagem 
Telhado verde: É um telhado que tem cobertura vegetal, portanto vivo, e que pode ser projetado para todo tipo de construção, desde que a estrutura o suporte.
Energia eólica: Gerador eólico caseiro: Transformar vento em energia elétrica.
Água :
- Sistemas de captação e reaproveitamento da água;
-  Sistema de irrigação por pressão;
-  Sistema de produção vertical por gotejamento;


X
X
X
Apresentação dos resultados na
Culminância




X

REFERÊNCIAS

MORAN, JOSÉ. Caminhos que facilitam a aprendizagem.  Disponível em < http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/camin.pdf > Acesso em 05/12/2015.

TRAJBER, R.; MENDONÇA, P. (Org.). Educação na diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário