domingo, 9 de junho de 2019

Participação na WSSClimate2019 - Finlândia

Participação na abertura do Forum Global de economia circular
A WSSClimate 2019 aconteceu no período de 29 de maio a 5 de junho na Finlândia e foi organizada pela ENO Schoolnet em cooperação com as cidades de Helsínki e Joensuu, pelos Ministérios do Ambiente, Florestas e da Educação.
Oficina sobre o uso da tecnologia nas ações ambientais
A primeira parte do evento aconteceu em Liperi e Joensuu entre os dias 29 de maio - 2 de junho. A Cúpula reuniu estudantes e professores de 70 países, pesquisadores, autoridades governamentais, além de muitos voluntários. Os alunos discutiram sobre as mudanças climáticas, importância das florestas e possibilidades de ações futuras. Eles compartilharam as ações que poderiam ser implantadas nas escolas dos diferentes países e criaram um Plano de Ação Climática 2019-25.
Trabalho de Campo no Parque Koli para conhecer a floresta boreal
A segunda parte aconteceu em Helsinque com a divulgação do Acordo Climático no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho de 2019. O objetivo do Acordo Climático é sequestrar 3 milhões de toneladas de dióxido de carbono até 2025.
O Presidente da Finlândia, Sauli Niinisto conversa com os estudantes sobre as mudanças climáticas
A cúpula foi endossada pelo presidente da República da Finlândia, Sauli Niinisto que participou das discussões durante a WSSClimate.
O uso dos jogos na mediação de conflitos 

     Durante a WSSClimate, os professores participaram de oficinas e palestras em várias áreas, como educação, tecnologia e mudanças climáticas.

Oficina da  WWF: Andar de bicicleta para uma educação holística sobre mudanças climáticas.

Representante da Embaixada Brrasileira em Helsinki e Sr. Mika Vanhanen
A Embaixada do Brasil em Helsinki participou do encerramento da WSSClimate

Como pensar o futuro de forma circular? 

Forum de Economia Circular
Essa  pergunta norteou as discussões no Forum de Economia Circular, já que o atual modelo de produção e consumo e a urgência climática exige soluções rompendo o modelo que temos. A economia circular aponta novas possibilidades e geração de inovações sustentáveis e a criação de sinergias. No Brasil  a Lei Federal 12.305/2010, corresponde à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e prioriza a reciclagem, logística reversa, destinação final adequada dos resíduos, eliminação dos lixões e inclusão social dos catadores de materiais recicláveis. 
Tais elementos se articulam com os pressupostos da ECONOMIA CIRCULAR que visa transformar resíduos em recursos e retomá lo ao sistema de produção. 


Já estamos desenvolvendo práticas na eletiva Verde Urbano usando esse conceito. 

Agradeço ao ENO Schoolnet, em especial ao Sr. Mika Vanhanen, pelo convite e oportunidade de participar desse evento.
Mais informações sobre o WSSClimate

Nenhum comentário:

Postar um comentário