ECOTÉCNICAS
Proposta da eletiva do 1° Semestre 2016
ministrada pelos Professores
Dimas Faria, Física e
Rosa Sousa,
Geografia.
INTRODUÇÃO
Hoje vivemos o grande
desafio de transformar atitudes que impactam nos recursos naturais e
consequentemente no esgotamento desses recursos. Pesquisas recentes apontam que
a disponibilidade de água e outros serviços ambientais são diretamente afetados
pelos impactos nos ecossistemas devido a atividades humanas e outros fenômenos
antrópicos como as mudanças climáticas. Esta constatação levanta a urgente
necessidade de agir e a escola é um espaço que oferece um leque de
possibilidades de ações transformadoras e praticas possíveis no cotidiano dos
alunos.
1 JUSTIFICATIVA
A criação de espaços educadores sustentáveis visa
promover a sustentabilidade na escola em todas as suas dimensões, estabelecendo
relações entre a comunidade escolar e seu território em busca de melhoria da
qualidade de vida, como aponta a Resolução CD/FNDE nº
18, de 21 de maio de 2013 ( Manual Escolas Sustentáveis).
OBJETIVOS
GERAIS
Adequar o espaço físico
da escola, visando à destinação apropriada de resíduos, eficiência energética e
uso racional da água, conforto térmico e acústico, mobilidade sustentável e
estruturação de áreas verdes através de ecotécnologias, que consistem em
intervenções no ambiente com base na compreensão dos processos naturais e foco
na resolução de problemas com o menor custo energético e poupando recursos
naturais.
FUNDAMENTAÇÃO
TEÓRICA
Na escola, os estudantes aprendem através das diversas ferramentas e
experiências vividas. Dependendo da metodologia que empregamos, eles são
desafiados a encontrar uma solução.
Moran ( 2013) afirma que aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos,
sentimos. Aprendemos quando relacionamos, estabelecemos vínculos, laços, entre
o que estava solto, caótico, disperso, integrando-o em um novo contexto,
dando-lhe significado, encontrando um novo sentido. Aprendemos pelo interesse, pela necessidade.
Segundo os Parâmetros Curriculares
Nacionais (BRASIL, 2001), a participação dos estudantes deve ser ativa nos
processos de aprendizagem com atividades de sensibilização e de motivação para
alcançarem compreensão ativa e conceitual do assunto, o que levará a terem
posturas ambientais conscientes e corretas.
Investir em projetos de eco
tecnologias na escola envolve o estudante na resolução de problemas tendo
oportunidade de desenvolver mecanismos,
metodologias e modelos inovadores que permitam, com a perspectiva da
sustentabilidade, superar vários dos desafios mencionados.
METODOLOGIA
O projeto de ecotecnologia pretende
ser desenvolvido com a utilização de pesquisas e estudos teóricos indicados no
curso de especialização Espaço Educadores.
Os
procedimentos metodológicos serão divididos em três etapas:
- Primeira: Estudos e pesquisas.
-
Planejamento das atividades;
- Seleção
de materiais que forneçam subsídios adequados para o desenvolvimento de
ecotécnicas.
- Segunda: coleta de dados e trabalho de campo.
-
Entrevistas com a comunidade para discutir os problemas socioambientais
e possíveis
soluções através da ecotécnicas.
-
Registros;
-
Realização de rodas de conversas para troca de conhecimentos e informações.
Terceira - Produção dos mecanismos
utilizando ecotécnicas e apresentação dos resultados
CRONOGRAMA
Implantar tecnologias simples que
podem promover a sustentabilidade no ambiente escolar:
AÇÕES
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FEVEREIRO
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MARÇO
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ABRIL
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MAIO
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JUNHO
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Apresentação da eletiva
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Pesquisa/planejamento e levantamento bibliografico
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Escopo do Projeto
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Apresentação dos projetos
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Produção e desenvolvimento dos mecanismos ecotécnicas
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Desenvolvimento dos projetos nas áreas:
Energia Solar : Fogão
solar: utiliza a energia
solar para aquecer, assar e cozinhar os alimentos.
Lixo -
Sistema de reciclagem
Telhado verde: É um telhado que tem cobertura vegetal, portanto vivo, e que pode ser projetado para todo tipo de construção, desde que a estrutura o suporte.
Energia eólica: Gerador
eólico caseiro: Transformar vento em energia elétrica.
Água :
- Sistemas de captação e reaproveitamento da água; - Sistema de irrigação por pressão; - Sistema de produção vertical por gotejamento; |
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Apresentação dos resultados na
Culminância
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REFERÊNCIAS
PEREIRA. DULCE MARIA. TECNOLOGIAS AMBIENTAIS. Ouro
Preto. 2010. Disponível em < http://www.cead.ufop.br/site_antigo/arquivos/Processo%20Formativo%20em%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20Ambiental%20-%20Escolas%20Sustent%C3%A1veis%20e%20COM-VIDA%20-%20Tecnologias%20Ambientais.pdf > Acesso em 05/12/2015.
MORAN, JOSÉ. Caminhos que facilitam a
aprendizagem. Disponível em < http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/tecnologias_eduacacao/camin.pdf > Acesso em 05/12/2015.
TRAJBER, R.; MENDONÇA, P. (Org.). Educação na
diversidade: o que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental.
Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006.
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