Com-vida

 Com-vida – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida. 


A Com-vida – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola é uma das ações estruturantes do Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas, em implantação desde 2004. A idéia surgiu como resposta às deliberações da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, quando os estudantes propuseram a criação de conselhos jovens de meio ambiente e a elaboração da Agenda 21 nas escolas do país. A proposta das Com-vidas é consolidar na comunidade escolar um espaço estruturante e permanente para realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, fortalecendo as relações entre as escolas e comunidades. Tendo em vista a sua relevância no processo de construção e reflexão do conhecimento local e a sua missão de (re)aproximação escola-comunidade, usando a questão socioambiental como fio condutor, o projeto visa à criação, consolidação e ampliação destas Comissões nas escolas, numa perspectiva de rede, ou seja, Com-vidas estabelecendo intercâmbios entre si.

Objetivo geral
Criar espaços estruturantes na escola para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, com foco nas questões socioambientais locais. 

Objetivos específicos
• Construir a Agenda 21 na Escola.
• Desenvolver e acompanhar a Educação Ambiental na escola de forma permanente. 
• Contribuir com a construção do Projeto Político-Pedagógico da escola. • Realizar a Conferência de Meio Ambiente na Escola. 
• Promover intercâmbios com outras Com-vidas e com as Agendas 21 Locais. 

Justificativa

A proposta de criação de Com-vidas surgiu como resposta às deliberações da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (I CNIJMA). 
As Com-vidas vêm enfrentar uma fragilidade do universo escolar: a baixa articulação entre escola e comunidade. 
Em geral, observa-se a instituição escola fechada em si e se relacionando pouco com a comunidade do seu entorno. 
Essa situação dificulta ainda mais as abordagens e práticas na escola sobre as questões socioambientais, visto que:
 - A questão socioambiental é ampla, complexa e necessita de ações integradas entre diversos setores da sociedade; 
- Os problemas dentro da escola e no seu entorno são semelhantes e exigem ações coordenadas visando seu enfrentamento;
 - As formas de enfrentar os problemas são variadas e podem gerar conflitos na escola, na comunidade e entre ambas. 
Tendo em vista esse panorama, a proposta da Com-vida é consolidar na comunidade escolar um espaço estruturante e permanente para realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, com intercâmbio entre as escolas e comunidades.

A proposta da Com-vida está articulada com a idéia de Paulo Freire a respeito da criação dos Círculos de Aprendizagem e Cultura em cada quarteirão, cada comunidade do nosso país. Para ele, esse “é um lugar onde todos têm a palavra, onde todos lêem e escrevem o mundo. É um espaço de trabalho, pesquisa, exposição de práticas, dinâ- micas, vivências que possibilitam a construção coletiva do conhecimento”. Portanto, a Com-vida é um tipo de Círculo de Aprendizagem e Cultura, já que segue essa idéia. 
O fio condutor da proposta de maior aproximação entre escola e comunidade é a temática socioambiental, de acordo com a pedagogia de Célestin Freinet, para quem “não deve haver escola maternal sem meio natural, assim como não poderá haver escola primária sem meio natural” (FREINET, 1973). Ela se constitui como um tema gerador da atuação da escola e da comunidade, sem perder o foco no papel social da escola, centrado na construção e reflexão de conhecimento, no oferecimento de ambientes e oportunidades de aprendizagens pautadas na convivência e baseados numa proposta curricular e num projeto político-pedagógico. 


Fonte : Educação Ambiental: Aprendizes da sustentabilidade. SECAD. MEC. 2007.

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