Todos
os dias, nossas ações produzem muitos impactos ambientais. É preciso refletir e
ter uma postura crítica sobre os
processos históricos responsáveis pela problemática do cenário atual.
Independente do grau de interferência na natureza, todas as etapas desse processo agridem o meio
ambiente.
Por
isso, é preciso pensar também no descarte das embalagens e tudo aquilo que foi
gasto na sua produção, desde a energia para a extração do petróleo até o
combustível usado pelos caminhões que a transportaram até o supermercado.
Cada
pessoa percebe, reage e responde diferentemente diante das ações sobre o meio.
As respostas ou manifestações são, portanto, resultados das percepções, dos
processos cognitivos, das vivências e das expectativas de cada um.
De
acordo com Smith ( apud Sato, 1995) o primeiro passo para alcançarmos o
pensamento sistêmico em EA é a sensibilização, pois trata-se de um processo de
alerta, ou seja, possibilita o envolvimento do grupo trabalhado, no sentido de
prepará-lo para um mergulho real na problemática ambiental abordada.
Objetivo: A atividade tem como objetivo
proporcionar reflexões sobre o ciclo de produção das mercadorias que são utilizadas em nosso cotidiano. Por
meio dela pretendemos que os estudantes ponderem sobre a exploração dos
recursos naturais, a poluição causada pela produção industrial, a distribuição
e o consumo dos produtos industrializados e a produção de lixo na sociedade
contemporânea.
Materiais
de apoio necessários: papel pardo/cartolina, figuras/recortes de jornais e
revistas, canetas/lápis coloridos e
cola.
Duração: 2 aulas
Descrição
da atividade: Confecção de murais feitos de cartolina/papel pardo a
serem afixados na escola explicando o ciclo de produção de algumas mercadorias com uma pergunta norteadora sobre o impacto
do produto apresentado.
Lembrando
que produto sustentável são aqueles que
oferecem benefícios ambientais, sociais e econômicos. Ao mesmo tempo, se
preocupam com questões de saúde pública, bem-estar social e ambiente, da
extração das matérias-primas ao descarte final; Isso inclui maior índice de
itens recicláveis e menor consumo de energia e de água nas etapas de produção.
Disciplinas
envolvidas: Geografia e química
Referências:
Portal
da Educação, Educação ambiental: aprendizes de sustentabilidade. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao2.pdf, acesso em 22/08/2013.
Portal
da Educação, Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao4.pdf , acesso em
16/09/2013.
Laboratório
de Design, Inovação e Sustentabilidade, Consumo. Disponível em:
http://lidis.ufrj.br/material_didatico/professor/consumo_professor_v1.2.pdf,
acesso em 16/09/2013.
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