Agenda ambiental escolar

A escola sempre foi uma importante referência na vida das comunidades. Além do papel que exerce na formação de cidadãos críticos e participativos, possui uma influência que precisa ser cada dia mais fortalecida diante do cenário ambiental. Nesse sentido, observa-se a necessidade de começar essa discussão na escola ampliando para as comunidades a fim de se tornarem  engajadas na reflexão sobre o seu espaço vivido, num processo de planejamento participativo. 

É desejável a comunidade escolar refletir conjuntamente sobre o trabalho com o tema Meio Ambiente, sobre os objetivos que se pretende atingir e sobre as formas de conseguir isso, esclarecendo o papel de cada um nessa tarefa. O convívio escolar é decisivo na aprendizagem de valores sociais e o ambiente escolar é o espaço mais imediato para os alunos (BRASIL, 1997).

O capítulo 25 da Agenda 21, que trata da Infância e a Juventude no Desenvolvimento Sustentável, afirma que a participação da juventude atual na tomada de decisões sobre meio ambiente e desenvolvimento e na implementação de programas é decisiva para o sucesso a longo prazo desse documento (AGENDA 21, 2001).

Objetivos

- Construir projetos coletivos de intervenção para melhorar a realidade local;
- Favorecer o exercício de participação e o compartilhamento de responsabilidades.
- Reconhecer na Agenda 21 a  importância para o exercício da cidadania e sua contribuição na melhoria na qualidade de vida do planeta.
- Construir novos valores e atitudes
- Valorizar todos os atores – sujeitos sociais, corresponsáveis nos projetos de transformação da realidade; vivência cotidiana.

Metodologia

1.º passo: Realização de fórum, através de convocação oficial, para início dos trabalhos de implementação da Agenda 21 na escola. 
Nesse fórum serão escolhidos os participantes da respectiva comissão, que será presidida por um Coordenador.  
A comissão deverá contar com elementos da escola, da comunidade, das lideranças locais, entidades não governamentais, e se possível do poder público local. As discussões vão nortear o exercício da cidadania ativa, onde diferentes pessoas estudam, analisam e propõem ações para melhoria da qualidade de vida da comunidade.
 2.º passo: Levantamento dos problemas e a identificação das ações através das através da metodologia Oficina do futuro. 
3.º passo: Desenvolver ações práticas e economicamente viáveis, como conscientização do consumo consciente, coleta seletiva de lixo, energia sustentável, reuso da água e desperdício zero na alimentação através do aproveitamento integral dos alimentos, numa perspectiva de alimentação integral e combate ao desperdício. 
4.º passo: Elaboração do plano de ação com o passo a passo das atividades previstas em cada um dos temas selecionados da agenda, com o cálculo de custos, de recursos materiais e humanos.
5.º passo: Implementação  prevista no plano de ação e análise dos resultados.
(Adaptado da Agenda 21 escolar – Ambiente Brasil )
Resultados previstos
Fortalecimento da cidadania ambiental.
Mudança de postura e incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do planeta

REFERÊNCIAS
AMBIENTE BRASIL. Agenda 21 escolar. Disponível em < http://ambientes.ambientebrasil.com.br/educacao/programas_ambientais/agenda_21_escolar_-_implantacao.html> . Acesso em: 28/02.2015
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 
BRASIL.  Ministério do Meio Ambiente. Programa Agenda 21. Brasília: MMA. 2005.
______.Ministério do Meio Ambiente. O que é a Agenda 21. Disponível em: <http://www.mma.gov.br>. Acesso em: 28/02/2015. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário