Combate ao desperdício

             Nossa Escola localiza-se na zona norte da cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo, Brasil e atende aproximadamente 300 alunos do Ensino Médio em período integral.  Os alunos vêm de bairros periféricos, apresentando inúmeras  experiências e realidades e é um desafio  mudar os hábitos de consumo que impactam diretamente nos recursos do planeta. Combater o desperdício e cuidar dos recursos do planeta é uma questão de sobrevivência, depende da decisão e da ação de cada pessoa, comunidade e da sociedade em geral. Somente com determinação, participação e muita coragem  será possível construir diferentes situações de aprendizagem que  sensibilizem os alunos  para a mudança de atitudes para combater o desperdício.
           É preciso transformar a escola num espaço sustentável, através de atitudes voltadas à preservação dos recursos, possibilitando aos alunos o envolvimento com as questões ambientais, vivenciando valores como autonomia, ética, respeito às diversas formas de vida.
          O projeto para combater  o desperdício  acontece através de um conjunto de ações que trabalham a Educação Ambiental como uma prática integrada, contínua, permanente e  transversal. As ações se distribuem através da teoria e práticas, numa união de competências desenvolvidas a partir da vivência dos 4 Pilares da Educação: - aprender a ser, aprender a conviver, aprender a fazer, aprender a conhecer.
          A aula de campo foi  essencial e apresentou-se  como uma ferramenta para alcançar os objetivos propostos nas aulas teóricas, e através dela foi  possível identificar a relação das pessoas com os alimentos.
          O volume de alimentos comercializados na feira de Santana, região norte de São José dos Campos que vai para o lixo é pequeno, pois a tática adotada por muitos feirantes é a partir de uma certa hora,   montar pequenas bacias e  vender os  produtos com um preço menor, para não ter que levá-los de volta, mas notamos que ainda existem muitas  dúvidas sobre o aproveitamento integral dos alimentos. Foi um momento muito oportuno para refletir como desperdiçamos na hora do cultivo, na hora da colheita, transporte e comercialização.
          Na feira, foi possível encontrar alguns  produtos como frutas e verduras  já lavadas, higienizadas e embaladas, prontas para o consumo. Este procedimento  visa basicamente estender a vida útil dos alimentos, o que depende de uma série de fatores, como escolha da matéria-prima, cuidados de higiene e preparo final. Mas, o que percebemos foi que com o calor dos  dias quentes  os produtos embalados em sacos plásticos  deterioram-se mais rapidamente e as embalagens geram mais lixo. O lixo também é um grande problema na nossa região .  Conversamos com muitos moradores que não reciclam o lixo. É preciso definir estratégias educativas de médio e de longo prazo e estimular a reciclagem.
          A maioria dos alunos tem a sensação imediata de que existe uma necessidade urgente de criar-se um futuro sustentável. Percebem com clareza os riscos e a necessidade de agir. Nas discussões eles apontam vários problemas relacionados ao desperdício de alimentos e traçam um plano de ação para futura mobilização.
          Os depoimentos dos estudantes revelaram que as ações ambientais desenvolvidas durante o semestre incentivaram o trabalho coletivo, a autonomia e solução dos problemas, além de proporcionar um olhar crítico e uma nova forma de pensar e aprender, interagindo com o lugar onde vivem e estabelecendo a conexão desse processo com a tecnologia que muda nossa relação com o mundo. As ações foram compartilhadas nas redes sociais e num Blog na internet inspirando e multiplicando nossas ações em outros lugares.
          Em meio à maior crise hídrica registrada no Estado de São Paulo, decidimos também investir em projetos de reuso da água que  é uma maneira inteligente e ambientalmente responsável de economizar os recursos naturais  com mecanismos sustentáveis. Como resultado do levantamento do desperdício de água dos bebedouros e lavatórios dos banheiros  a comunidade escolar, sempre pensando em um jeito sustentável de lidar com os acontecimentos, decidiram reutilizar a água num sistema hidropônico. O sistema é simples, composto de estufas com bancadas, recipiente para a solução nutritiva, canalizações para a condução da solução, estrutura para suporte dos substratos e conjunto de bombas que já foram desenvolvidas no laboratório de iniciação científica. O cultivo hidropônico é uma alternativa para  produção de hortaliças  onde as plantas não entram em contato com o solo, sendo produzidas em soluções nutritivas e sem agrotóxicos.

          O comprometimento da qualidade de vida do planeta nos alerta para a necessidade de ações coletivas e incentivar essas ações na escola é prioridade para motivar  transformações não só localmente, mas globalmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário