Cartografia Social

       A partir da ideia de Sorrentino (2005) que aponta a educação ambiental como possibilidade da ação política, no sentido de contribuir para formar uma coletividade que é responsável pelo mundo que habita, a proposta de Cartografia Social pretende identificar através do mapeamento participativo as relações estabelecidas no território que  impactam  na   Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul .
          A região norte da cidade de São José dos Campos é caracterizada como área de ocupação desordenada com muitos conflitos socioambientais, principalmente no que diz respeito à qualidade das águas do Rio Paraíba do Sul. 
          É uma área que apresenta relevo acidentado constituído de serras e picos e uma rede hidrográfica bastante rica onde encontramos importantes áreas de preservação ambiental.
          Nos últimos anos, o processo de ocupação da região norte apresentou diversas fragilidades, principalmente pela falta de planejamento e políticas habitacionais. Foi a partir da década de 80 que começou a surgir na região loteamentos clandestinos ocupados pela população de baixa renda, resultando em diversos problemas e fragilidades, como o deslizamento de terra devido à retirada da vegetação natural e Inundações de áreas ocupadas no leito do Rio Paraíba.  

          Pensar nas possibilidades do trabalho de educação ambiental nas escolas e nos desafios para superar a falta de planejamento dos centros urbanos e seus respectivos problemas pode orientar uma boa pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário