Voluntariado Educativo

VOLUNTARIADO EDUCATIVO
Educar para transformar

        O voluntariado possibilita que alunos e comunidade escolar  se envolvam com a escola, vivenciando valores tais como solidariedade, comprometimento, respeito às diferenças, por meio da atuação em projetos e ações articuladas com o currículo escolar; dá novos significados aos conteúdos curriculares e potencializa a formação de cidadãos envolvidos com a solução de problemas de suas realidades, sejam eles sociais, educacionais, de saúde, ambientais, entre outros. A partir do diagnóstico, pode-se desenvolver um projeto de voluntariado que contextualize conteúdos curriculares alinhando-os a ações ou projetos sociais que tenham por objetivo resolver os problemas identificados.
        Tais projetos são muito relevantes, pois atribuem novos significados aos conteúdos ao mesmo tempo em que viabilizam a vivência de valores; complementam os trabalhos de sala de aula; facilitam e enriquecem as possibilidades de trabalhos com temas transversais; permitem aos alunos o desenvolvimento de sua capacidade crítica e a buscar soluções construtivas, criativas e solidárias para diversas situações-problema.

Disciplinas: Geografia e Sala de leitura

Habilidades
- Reflexão sobre um novo modo de encarar a vida, sobre o que temos a aprender com as pessoas que enxergam os grandes problemas do mundo como oportunidades e não como obstáculos intransponíveis;
- Incentivar a prática do voluntariado educativo;
- Estimular a cultura do voluntariado, com caráter pedagógico, a partir do desenvolvimento de projetos que potencializam a autonomia, solidariedade.
- Debater alguns pontos importantes no tocante ao trabalho voluntário;
- Compreender os caminhos atuais do voluntariado no Brasil, levando em conta a mudança radical no comportamento social que está acontecendo nos últimos anos em relação à temática da Responsabilidade Social e do Voluntariado.
- Compreender o significado do trabalho voluntário nas instituições.
- Mostrar e debater as dificuldades para se desenvolver trabalhos não remunerados.
- Identificar qual o papel do trabalho voluntário em projetos sociais.

Em sintonia com os PCN

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a contribuição da escola em uma sociedade democrática é a de desenvolver um projeto de educação comprometido com a formação de alunos capazes de intervir na realidade para transformá-la. Um projeto pedagógico com esse objetivo poderá ter três grandes diretrizes:
 • Posicionar-se em relação às questões sociais e interpretar a tarefa educativa como uma intervenção na realidade no momento presente;
• Não tratar valores apenas como conceitos ideais, e sim criar possibilidades de vivência e experiência;
• Abranger as perspectivas sociais, democráticas e participativas no ensino dos conteúdos escolares.
 O desenvolvimento de projetos de voluntariado educativo auxilia a escola a realizar sua principal função: a formação integral do aluno. Nesse sentido, ele favorece a compreensão da realidade e a participação social do aluno, possibilitando o desenvolvimento da capacidade de posicionar-se diante das questões que interferem na vida coletiva, superando a indiferença e intervindo na comunidade de forma responsável.

*em contrução 



Nenhum comentário:

Postar um comentário