segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Trabalho de campo com o 1ºB






Aluno Rafael do 3 ano multiplica as ações de monitoramento da qualidade da água para os alunos do 1º ano
O monitoramento das águas do entorno da escola é uma proposta para reflexão sobre como os nossos hábitos cotidianos interferem nos recursos hídricos e encontrar soluções através de práticas adotadas pela educação ambiental. O monitoramento da água faz parte de um programa internacional de educação e sensibilização para conscientização e envolvimento na preservação dos recursos hídricos – World Water Monitoring Day – EUA.
Para realizar esta atividade utilizamos os seguintes parâmetros para os testes:  Oxigênio dissolvido, que mede quantas moléculas de oxigênio estão presentes na água.  O pH (Acidez) que mede se um líquido é ácido ou básico. A Turbidez (claridade) que mede a claridade da água e a temperatura para verificar o calor da água. O aluno Rafael do 3 EM  realizou o monitoramento em 2013 e esta multiplicando essa ação para  os alunos dos 1 º anos.
Desde 2013 monitoramos a qualidade das águas do entorno da escola para sensibilizar e conscientizar, não só os estudantes, mas toda a população do entorno, quanto à preservação dos recursos hídricos.
Para ampliar e dar continuidade as nossas ações, além dos testes da qualidade da água, organizamos diversas atividades, em diferentes momentos, contemplando outras áreas do conhecimento sobre a importância da preservação das águas do Rio Paraíba. É preciso entender que os diversos usos da água na Bacia Hidrográfica impactam na disponibilidade e qualidade da água.

            Foi possível observar que essa prática proporcionou constantes discussões sobre o uso racional da água e incentivou o desenvolvimento de ações ambientais, como a produção de mudas de árvores e o plantio na mata ciliar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário