quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Aula de Campo: Mirante da Vila Dirce






Objetivo : Caminhar pelo bairro e perceber  o crescimento da cidade através da observação, descrição e análise da produção do espaço geográfico, investigando o processo de transformação da paisagem, bem como, a atuação dos diversos atores envolvidos nesse processo .


Turma envolvida: 1ºs anos do Ensino Médio

9 comentários:

  1. No caminho até o mirante, eu pude observar como as calçadas são em cada rua, em alguns lugares elas são irregulares e de difícil acesso, quase impossível de se transitar principalmente se você tiver algum problema físico.
    Certos lugares onde há grama é possível ver lixo jogado, e são lugares que provavelmente a grama é cortada regularmente.
    No mirante pode se perceber que é bem cuidado, provavelmente pelos moradores do bairro ou pelo governo. De lá de cima é possível ver metade da cidade e como o verde da natureza se mistura com o meio urbano.


    Bruno renato Pereira n°37 1°b

    ResponderExcluir
  2. Visita ao mirante Lídia Maria Da Silva Souza n°22 1°b
    Com a ida ao mirante foi possível observar os seguintes critérios :
    Mobilidade urbana – para se chegar ao mirante de transporte coletivo é praticamente impossível , pois a infraestrutura do bairro acompanha o o relevo natural daquela determinada região .
    Lixo- No caminho , também foi possível observar grande quantidade de lixos espalhados ao longo da rua , ou seja , a coleta de lixo que a prefeitura faz , aparentemente não passa no bairro devidamente a morro íngremes e rua tortas algumas com asfalto outras não , levando os moradores a colocarem fogo em seus resíduos , para que não tenha grande acumulo .
    Ocupação de área de morro - observei casas em áreas de ocupação de morro , isso é prejudicial , pois com uma pequena chuva massas rochosas que sustentam as casas podem deslizar , levando a casa desmoronada e uma família sem lar .
    Hidrografia – o rio Paraíba que passa parte do bairro é bem poluída , alem disso a falta de saneamento básico ( esgotos a céu aberto)contribuem com a sua poluição .
    Preservação ambiental – foi visado muitas arvores de grandes e pequenos portes , por uma lado isso beneficia o bairro mais ao mesmo tempo traz conseqüências ( com a chuva possivelmente as arvores podem tombar destruir casas e fiações elétricas ), mais ao moradores preservam bem delas .
    Esse foi um relatorio com as observações do local visitado e de sua respectiva rota, tendo como base as aulas de geografia .

    ResponderExcluir
  3. Eduarda Ap nº06 1ºB
    Visa ao mirante: No dia 08/10 saímos pelo entorno da escola para observar a ação antrópica e natural. Andamos até o mirante que se se localiza no Altos de Santana. Pelo caminho observamos construções em áreas irregulares pela falta de planejamento público, calçadas esburacadas em algumas partes nem havia calçada, ruas esburacadas, violência ambiental, falta de conscientização da população. Essas calaças esburacadas, ou a falta delas acarretam em acidentes de trânsito porque o pedestres precisa caminhar pela rua trazendo assim riscos a sua vida.

    Violência ambiental, muitas vezes as pessoas jogam lixos,entulhos, restos de materiais de construção na rua, nas calçadas ou em terrenos baldios que acabam prejudicando moradias e alguns animais que trazem doenças as pessoas no entorno

    Outro problema são as casas de encosta de morro, essas ocupações irregulares trazem prejuízos para o ambiente e para a população por tirar a vegetação para construção de casas acaba ocorrendo o deslizamento ou a erosão. Essas

    ResponderExcluir
  4. Jéssica Sumico Silvério Marubayashi N:15 1B
    Na quinta-feira do dia 08 de outubro,fomos ao mirante do bairro Altos de Santana. Durante o trajeto percebemos que ao longo do caminho vimos diversas dificuldades,no bairro da escola vimos um morro que tem sinais de pequenos deslizamentos de terra,porém a casas construídas no solo,por conta das chuvas fortes o solo fica enfraquecido faltando vegetação, pois são as raízes que seguram a terra,os deslizamentos podendo trazer riscos para as famílias.
    Durante o trajeto percebemos também outra grande dificuldade durante o percurso, a falta de calçada para os pedestres, o pequeno pedaço que existe pode trazer riscos para quem o acessa,na rua também existe um número grande de lixos jogados no chão,hoje em dia é difícil de se encontrar pessoas que joguem o lixo no seu devido lugar,ao invés de jogar em lugares inadequados.
    Enquanto caminhamos vimos uma bela paisagem que não é muito admirada pelos moradores do local,ao chegarmos ao nosso destino notamos o mesmo problema que vimos durante o percurso que são os lixo. Apesar de existir diversas cestas de lixo,muitas pessoas preferem jogar no chão ao invés de jogar no seu devido local.Notamos também as diversas fábricas que existe durante a região norte , as diversas poluições que existe, mas nós mostra uma paisagem de se tirar folego, como um belo par de sol,esquecendo as coisas ruins que a cerca.

    ResponderExcluir
  5. Leonardo Prado 1B nº20
    Na ida ao mirante no Altos de Santana pude observar ao decorrer do trajeto que o espaço geográfico sofre com a urbanização em massa, um exemplo disso é a ocupação em áreas de risco pela população que possui carencia de moradia e que futuramente poderá sofrer com o deslizamento de terra devido a falta de vegetação que segura a terra de erosões e voçorocas, acompanhado disso o lixo domestico domina as vias de mobilização urbana facilitando a propagação de animais e insetos que são agentes transmissores de doenças, como a dengue que aflinge toda comunidade.
    A arborização quando não esta em ausência é praticada de maneira incorreta as árvores que não são nativas fazem com que as calçadas e ruas descolem do chão por conta do crescimento das raízes e também a fiação que muita das vezes é destruído pelas arvores de grande porte.
    Ao ter o privilegio da vista de toda cidade, ao vistoriar de modo geral pude notar claramente que há uma divisão do centro urbano da zona menos desenvolvida .

    ResponderExcluir
  6. Hamilton Costa N°12 - 1B
    No dia 08 de Outubro , Quinta-Feira .
    Saímos da Escola E.E.E.I Prof° llza Irma Moeller Cóppio rumo ao Mirante Altos de Santana para uma pesquisa de campo , Ao longo do caminho passamos por varias ruas , ate chegar ao destino final e pude observar que havias varios problemas sociais ao longo do trajeto , como por exemplo : casas em áreas de desbarrancamento de morro , muito lixo nas ruas que pode ocasionar contaminação e criadouros do Parasita transmissor da dengue. Outro problema muito comum que pude observar foi o tanto elevado de cachorros nas ruas.

    Outro fator que vale ressaltar e as calçadas com tamanhos irregulares e a falta de concientização das pessoas que deixam seus carros estacionados na mesma , colocando nossa vida em risco e dificultando a passagem dos pedestres ..



    ResponderExcluir
  7. Naele Tauane Silva N.: 27 1-B
    Dia 08/10 , nós alunos da escola Ilza Irma , fomos até o mirante ( conhecido também como "deck" ) com o objetivo de fazer uma observação dos lugares que passamos(ao redor da escola , etc ).
    Eu observei que há primeiramente, muita desigualdade social , sendo assim , um grande desequilíbrio no padrão de vida das pessoas , seja econômico , profissional , como também a falta de investimentos. Analisei que a estrutura das calçadas são precárias , fazendo com que os pedestres tenham que circular pelas ruas , tendo que se arriscar.
    Os lugares não tinham fiscalização nenhuma , sendo assim , lugares que há a presença da falta de segurança.
    Na ida até o mirante observei todos estes problemas listados acima.
    Chegando lá , observei que há também a falta de fiscalização , mas a estrutura do lugar é muito boa , e que tem uma vista linda de S.J.Campos.
    Na volta para a escola, procurei observar se havia falta de saneamento básico, e analisei que podemos classificar como regular, pois há falta da limpeza urbana (ruas).
    Depois desta observação/análise , conclui que há muitos problemas ao nosso redor , mas apesar destes ,se cada indivíduo fizer seu papel como cidadão , preservando o lugar que vive , podemos solucionar esses problemas.
    Em suma , devemos cobra pelos nossos direitos e cumprir com os nossos deveres , fazendo o papel de cidadães.

    ResponderExcluir
  8. Nome: Viviane Mariano n°33 1°ano B
    No dia 08 de outubro (Quinta -feira), realizamos a ida até o mirante, mais conhecido como dec do altos de Santa. O nosso objetivo era observar os espaços de vegetação da região e os problemas enfrentados pela comunidade.
    Observei ao longo que há presença de lixos descartados indevidamente em locais desapropriados, como em canteiros e ruas.
    Com isso podemos concluir que o serviço de coleta de lixos e monitoramento destas áreas não são realizados corretamente pelo governo, como também a poluição não tem consciência das consequências de seus atos.
    Mas, mesmo com estes problemas, ao chegar no mirante, pude ver grande parte da cidade, e o que me chamou a atenção foi a quantidade de árvores plantadas pela região. Foi uma bela vista e acredito que os problemas podem ser reparados.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir