quinta-feira, 21 de abril de 2016

Metodologia participativa para preservar a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul

A degradação ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul compromete a qualidade e a disponibilidade da água e, consequentemente, o equilíbrio dos ecossistemas.

Nesse cenário de escassez, metodologias capazes de estimular a compreensão sobre a responsabilidade ambiental e o envolvimento coletivo na transformação da realidade local são imprescindíveis. 

Eng° Carlos Trunkl acompanhou e orientou os estudantes sobre a importância da preservação da mata ciliar e os critérios básicos na seleção de espécies para sua recuperação.

 Para tanto, é preciso um trabalho de conscientização que começa na escola e transpõe seus muros em busca da mobilização de toda a comunidade por uma nova postura de cuidado com a água.


Para desenvolver esse trabalho partimos da premissa que o processo de ensino e aprendizagem deve valorizar metodologias participativas, estimulando a compreensão da relação da água com a vida e a importância de valores coletivos de cuidado com o planeta.







O estimulo ao protagonismo potencializa a participação dos estudantes em processos de transformação local, uma vez que proporciona a postura responsável que vai interferir nas relações entre os estudantes e a localidade e consequentemente na valorização da cidadania ambiental. 

Apoio :  Prefeitura de São José dos Campos, UPS 
Referência: Santos, Rosa M.S. Educação Ambiental no Ensino Médio Integral e a construção de uma metodologia participativa para preservar a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul 

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