quarta-feira, 22 de março de 2017

Visita ao CEMADEN


O Cemaden atua no monitoramento das ameaças naturais em áreas de riscos em municípios brasileiros suscetíveis à ocorrência de desastres naturais, além de realizar pesquisas e inovações tecnológicas que possam contribuir para a melhoria de seu sistema de alerta antecipado, com o objetivo final de reduzir o número de vítimas fatais e prejuízos materiais em todo o país.

Os principais desastres naturais registrados no Brasil são decorrentes tanto de excesso de água — deslizamentos em encostas, desmoronamentos, inundações, enxurradas — quanto decorrentes de sua escassez — colapso de safras agrícolas e de sistemas de abastecimento de água a populações humanas e animais, causadas por secas no Nordeste e em outras áreas susceptíveis, como Sul e Sudeste.


O Cemaden opera 24 horas por dia, sem interrupção, monitorando, em todo o território nacional, as áreas de risco de 957 municípios classificados como vulneráveis a desastres naturais. Entre outras competências, envia os alertas de desastres naturais ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração Nacional (MI), auxiliando o Sistema Nacional de Defesa Civil. 

Pluviômetro semiautomático 

A Débora nos recepcionou e explicou a proposta do Cemaden Educação que atua junto às escolas de Ensino Médio localizadas em  áreas de riscos de desastres socioambientais. A proposta visa contribuir para uma cultura da percepção de riscos de desastres  e da construção de sociedades sustentáveis e resilientes. 


Agradecemos a oportunidade de conhecer  as atividades operacionais  na sala de situação e todo o processo que envolve a atuação coordenada entre vários  órgãos em relação à gestão de monitoramento e alertas, alarme e articulação, resposta e mobilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário