terça-feira, 18 de abril de 2017

Reunião Projeto Cachoeiras - 2º edição Paraíba do Sul

Imagem Pedro Oliva
Em 2015, Pedro Oliva percorreu 1.300 quilômetros ao longo de todo o curso do Rio Paraíba do Sul a partir de cabeceira para o oceano em um caiaque.  O objetivo desta expedição foi contribuir para construir e disseminar o conhecimentos sobre o estado da qualidade da água do rio e da exposição ao risco socioambiental, além de incentivar a qualidade de vida por meio do esporte. ( Liliam Medeiros)


A primeira oficina de cartografia social do Projeto Cachoeiras aconteceu na nossa escola e contou com a participação do canoísta Pedro Oliva, da pesquisadora Rachel Trajber, da Professora Liliam Medeiros e dos alunos do curso de Eng. Ambiental da Unesp SJC, além da comunidade escolar.


A atividade de cartografia social utilizada pelo Projeto Cachoeira inspirou uma proposta pedagógica de mapeamento participativo onde os alunos pudessem conhecer e representar o entorno da escola a fim de perceber os conflitos ambientais que impactam na qualidade das águas da Bacia Hidrografia do Rio Paraíba do Sul.



Durante o desenvolvimento das atividades de cartografia social foi possível perceber a preocupação dos estudantes com a ocupação desordenada e a vulnerabilidade dessa população na estação das chuvas. O mapeamento participativo do entorno da escola possibilitou um novo olhar sobre a segregação do espaço e as relações de poder que vão impactar nas águas do Rio Paraíba do Sul e consequentemente na qualidade de vida da população. 


Imagem Allan Yu

O projeto de extensão “Cartografia social e histórias orais ao longo do rio Paraíba do Sul” coordenado pela Profº Liliam Medeiros visa dar  continuidade às atividades  desenvolvidas no projeto Cachoeiras. 

Agradecemos a oportunidade de participar dessa nova etapa do projeto e aprender com todos vocês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário