Filme: Lixo Extraordinário
O documentário relata a trajetória do lixo despejado no Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário da América Latina, localizado na periferia de Duque de Caxias, RJ.
|
Filmado ao longo de dois anos (Agosto de 2007 a Maio de 2009) “Lixo Extraordinário” acompanha o trabalho de Vik Muniz. Nesse lugar, ele fotografou um grupo de catadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens vai revelando a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.
Um dos temas centrais do filme discorre acerca da questão do lixo nas sociedades contemporâneas. Afinal, vivemos num momento em que a capacidade de produção e consumo de mercadorias foi elevada a níveis altíssimos.
A duração das mercadorias diminuiu muito, pois a lógica do capitalismo atual pressupõe uma crescente obsolescência dos produtos, fato que contribui para que o lixo seja um dos
grandes problemas da atualidade.
Depois de assistir ao filme, foi agendada uma visita ao Aterro Sanitário Municipal para um estudo, com o objetivo de identificar as condições da coleta e tratamento dos resíduos da nossa cidade.
Assista o Trailer:
Apoio: Caderno de Cinema do Professor, SEE/SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário