Trabalho de Campo
Série: 1 ºs anos
Assunto : Visita ao Mirante da
Vila Dirce
Justificativa : Possbilitar ao estudantes uma análise da construção do espaço a partir
da observação do espaço vivido e sua relação com outros espaços, numa visão
global, articulada e crítica.
Objetivo : Caminhar
pelo bairro e observar o crescimento da cidade através da observação, descrição
e análise da produção do espaço geográfico, investigando o processo de
transformação da paisagem, bem como a atuação dos diversos atores envolvidos
nesse processo .
Turma envolvida: 1ºs anos do Ensino Médio
Sugestão de Leitura : A Cidade, Ana Fani
Vitória da Silva Ferreira 1°A - 33
ResponderExcluirFoi possível observar nesta atividade de campo realizada dia 07 de outubro, na oitava aula de geografia a falta de infraestrutura ao redor da escola Ilza Irma, como corremos muitos riscos e não percebemos por exemplo as calçadas nas curvas são pequenas e esburacadas, fora estarem ao lado de grandes barrancos habitados por casas construídas indevidamente ecomo essa região é completa por morros.
Mas também pude saber que na Vila Dirce onde tem muitos morros, ocorre a coleta do lixo- pois no dia que saímos ele estava circulando por lá e os rapazes trabalhando. Também tem a questão da segurança tanto das calçadas, como de pessoas que por lá ficam - por exemplo pessoas usando drogas nas ruas, o trafico, bares que incentivam a presença dessas pessoas, e claro isso não nos proporciona conforto e total segurança ao caminhar sozinhos por ai. Então é isso!
Renan Pedro C. Carneiro n°- 29 1°A
ResponderExcluirNo dia 07/10 , fizemos uma pequena observação em vista social em que vivemos , um dos lugares que mais frequentamos, a escola.
A primeira coisa que observamos é a total falta de infraestrutura constitucional , calçadas de difícil movimentação , pouco espaço para se andar , cheia de buracos. Não há como não notar a precaridade no espaço geográfico , um exemplo é a baixa condição de moradia , e principalmente , o lixo, pois todo lugar em que olhamos tem lixo , uma coisa que cabe a nós mesmos refletirmos sobre , pensar no futuro, não nas situações imediatas , devemos agir reciprocamente em vista da saúde no meio em que vivemos , todos pensam em mudar o mundo, porém , poucos fazem algo para muda-lo.
O homem como sabemos muda drasticamente o espaço , qualquer ação causa uma mudança . pensando agora em termos de segurança , percebemos que é inevitável não ficarmos sem conforto na hora de se locomover pelas ruas do bairro ,na qual percebemos como o tráfico , as drogas , se tornam algo , praticamente normal no nosso dia-dia .
No dia 08 de outubro de 2015 durante a aula de geografia, a professora Rosa nos levou para dar uma volta no bairro para conhece-lo melhor. Andamos da escola até o Mirante (praça principal do bairro Altos de Santana), durante o percurso observamos varias falhas em diversos lugares do bairro, e para ser sincera, há falhas no bairro todo.
ResponderExcluirObservamos, por exemplo, lixo, calçadas nada acessíveis, morros desordenados, foram coisas absurdas, pois em muitos desses lugares era quase impossível passar e andar sem se desequilibrar.
-Percebemos que havia lixo nas ruas e nas calcadas, desde que saímos da escola até chegarmos no Mirante.
-Ao redor da escola as calçadas não tem o tamanho adequado para as pessoas andarem despreocupadas, e se tem elas são ocupadas por lixo.
-Quanto aos morros desordenados, os bairros em torno da escola é rodeado por morros, todos totalmente precários, onde não há a calçada adequada .
Ao final do percurso nos encontramos abismados com tudo o que vimos, e não há muita coisa que possamos fazer além de conscientizar, fazer denúncias à prefeitura e fazer nossa parte como cidadão, cuidar.
Por: Beatriz Cristina, nº 02, do 1º ano B
Dia 7/10 saímos da escola para fazer uma pesquisa de campo, e observamos que em vários lugares, não só perto da escola, nós ( alunos ) não estamos seguros!
ResponderExcluirNa rua em que estávamos muitos alunos passam por lá para ir embora, e as calçadas são muito estreitas para andar, as ruas cheias de carros estacionados e atualmente estão fazendo manutenção no esgoto, causando ainda menos espaço para caminhar, como estar seguro com tanta coisa atrapalhando ?
Além do espaço pequeno que temos para caminhar, encontramos quantias grandes de lixo espalhado pelo chão, entulho e até rato morto ...
Percebi também que não só para nós que andamos, mas para os motoristas, ( aquela rua é muito confusa! ) pode acontecer acidentes, aquele morro gigante que subimos, ( muito grande mesmo ! ) se um carro estiver descendo e outro estiver subindo, o que vai acontecer ?? ( creio que não será nada fácil ) O certo são duas mãos, não uma!
Temos que tentar mudar essas coisas, mesmo se não conseguir, não custa tentar ! :)
Patrick Henrique 1ºA Nº26
No dia 07/10 fomos fazer da pesquisa de campo e observamos os lugares ao redor da escola. Observamos a falta de estrutura das calçadas apertadas, sem muitas condições de andar, postes no meio delas dificultando mais ainda a passagem dos pedestres, também a curva acentuada da rua que fica a pequenos metros longe da escola com muita facilidade de acontecer acidentes, também lixos que tinha na calçada, em terrenos abandonados, causando doenças. E também a falta de segurança nas casas em morros, ruas principalmente as que nós subimos para ir ao Deck sem condições de caminhões, carros e principalmente motos subir e descer nela.
ResponderExcluirBruna Silvestre nº 07 1ºA
Saímos da escola para fazer uma observação ao redor, vimos vários pontos negativos como lixos espalhados em lugarem inapropriados, e falta de árvores em vários pontos mesmo que comparados a outros lugares pode-se dizer que ainda há um tanto bom, a meu ver o principal ponto é que em tem ruas sem calçada ou calçadas mal feitas, ruas bem ingrimes e mal estruturadas onde por exemplo um carro pode perder o controle em dias chuvosos, alem da falta de segurança.
ResponderExcluirTrabalho feito no dia 07.10
Luan Ponciano Mota - 1ºA - 20
No dia 07/10 saímos para um trabalho de campo em volta da escola, para percebermos a falta de estrutura e de segurança nas ruas pelas quais passamos todos os dias.Nesse trabalho percebemos o quão sem segurança são as ruas pelas quais andamos, pois as calçadas são estreitas, cheia de buracos e sujas, também vimos que não temos segurança para atravessar a rua, porque são poucos os carros que respeitam os pedestres.
ResponderExcluirThaís 1°A N°31
No dia 07/10, caminhamos pelo bairro para ter uma percepção do nosso próprio local de estudo ......Confesso que eu passo todos os dias pelo mesmo caminho e nunca observei a dificuldade que todos enfrentam .......
ResponderExcluirNesse mesmo dia estava pensando nas dificuldade,como por exemplo: Falta de sinalização na rua,lixo jogado na rua, falta de calçada e o mais importante que é a falta de arborização.
Será que pelo fato do bairro ser localizado na zona norte não temos tanta infra-estrutura ou também porque os moradores não vão para luta.
Não importa exatamente o motivo , apenas acredito num bem comum , onde todos podem viver com harmonia, segurança e paz.
Raíssa Campos 1°A N° 28
Ao analisar o local, vimos que o bairro da Vila Sinhá é um local onde se encontra pessoas de baixa renda assim refletindo nos seus atos no bairro. o lixo é facil de se ver , em quase todo local em que você passa ha lixo nas ruas. as calçadas são tão estreitas que quase nao da para andar,sendo assim podendo causar acidente nessas ruas, muitas pessoas nesse bairro usam drogas fazendo assim que nao seja um lugar tao harmonizo para se viver.
ResponderExcluirDia 07 de Outubro de 2015
ResponderExcluirTivemos uma aula de campo, onde o principal objetivo era identificar como vivem as pessoas do morro a caminho do mirante da Vila Dirce.
Fiquei um pouco chocada ao ver que pessoas de idade avançada sobem aquele morro, pois ele é quase na vertical.
Também me surpreendi com o fato de que a sacos de lixo no chão. Fiquei pensando, se as pessoas que morram no morro, não tem medo de que venha uma chuva forte e ocorra um deslisamento.
Creio que a prefeitura deve colocar alguns policiais, para que tenha mais segurança no bairro.
Thamires de Souza Barbosa. Nº.: 32. 1º A.
saímos no dia 7/10,para analisar o bairro e aumentar nossa percepção,a situação em que se encontra o local é ruim. Pois Ruas e calçadas são muito mal feitas,o que acaba causando desconforto e falta de segurança aos moradores e também para as pessoas que passam pelo local.A prefeitura tem que tomar uma atitude,pois todos merecem um lugar melhor para viver.
ResponderExcluirJosiane Mira Nº.:17 ( 1º A ).
Saímos no dia 07/10,para analisar e melhorar nossa percepção do local,que aliás tem ruas e calçadas muito mal feitas,causando então o desconforto e falta de segurança aos moradores e as pessoas que passam por lá.A prefeitura deve tomar uma atitude o mais breve possível,pois todos merecem viver em um lugar melhor e seguro.
ResponderExcluirJosiane Mira Nº:17 (1A).
7\10 Izabele Caroline de Oliveira 1 ano Nº16
ResponderExcluirEu Vi que a muita falta se segurança no bairro , que quando as meninas da minha sala passaram os homens do bar , começaram a mexer com elas . Tinha muitos cachorros na rua abandonados . Praticamente não tinha nem calçada , os carros passavam muito perto de nos . as ruas emburacadas . e muita gente já foi atropelada na rotatoria inclusive eu já fui atropelada na quele lugar . E la perto tinha um barranco que a perigo de desabar , e a prefeitura ainda não tomou nenhuma iniciativa pra ajudar os moradores que ali vive , nem tentar colocar eles em algum lugar que tenha mais segurança . Precisamos urgente de uma solução .
7\10 Izabele Caroline de Oliveira 1 ano A Nº16
ResponderExcluirEu Vi que a muita falta se segurança no bairro , que quando as meninas da minha sala passaram os homens do bar , começaram a mexer com elas . Tinha muitos cachorros na rua abandonados . Praticamente não tinha nem calçada , os carros passavam muito perto de nos . as ruas emburacadas . e muita gente já foi atropelada na rotatoria inclusive eu já fui atropelada na quele lugar .E la perto tinha um barranco que a perigo de desabar , e a prefeitura ainda não tomou nenhuma iniciativa pra ajudar os moradores que ali vive , nem tentar colocar eles em algum lugar que tenha mais segurança . Precisamos urgente de uma solução .
7\10 Izabele Caroline de Oliveira 1 ano A Nº16
ResponderExcluirEu Vi que a muita falta se segurança no bairro , que quando as meninas da minha sala passaram os homens do bar , começaram a mexer com elas . Tinha muitos cachorros na rua abandonados . Praticamente não tinha nem calçada , os carros passavam muito perto de nos . as ruas emburacadas . e muita gente já foi atropelada na rotatoria inclusive eu já fui atropelada na quele lugar .E la perto tinha um barranco que a perigo de desabar , e a prefeitura ainda não tomou nenhuma iniciativa pra ajudar os moradores que ali vive , nem tentar colocar eles em algum lugar que tenha mais segurança . Precisamos urgente de uma solução .
No dia 07/10/2015 saímos da escola "Prof.ª Ilza Irma Moeller Coppio" com a professora Rosa Souza de geografia, para uma aula de observação no bairro Jardim Telespark.
ResponderExcluirNotei que o bairro possui muitas anormalidades, como por exemplo: a falta de infraestrutura para receber pessoas portadoras de necessidades especias, como os cadeirantes, pois além da rua ser muito inclinada, a calçada possui várias irregularidades tornando impossível a passagem de cadeirantes; pelo caminho notei muito lixo espalhado no chão, restos de entulho, lixo orgânico, etc.
A prefeitura tem que tomar atitudes conscientizando as pessoas à consevar seu bairro, o lugar onde, você e mais famílias vivem.
Gustavo Robert Moura N.°: 14 1°A
Camila Christine Santos Pereira N.°: 08 1° A
ResponderExcluirNo dia 07/10/2015 saímos da escola para realizar uma atividade proposta pela professora rosa na qual deveríamos observa o local
observei que o local tem grandes focos de poluição muita falta de segurança e principalmente uma falta de infraestrutura a casas que corre risco de desmoronamento por esta em local de perigo as ruas são muito estreitas e as calçadas estão quebradas com isto traz risco as pessoas que passam ali.
No dia em que a professora levou os alunos para fazer a observação do bairro Vila Sinhá eu não pude ir com ela,mais já havia passado por lá varias vezes e por isso não é tão difícil de observar que o local está na mais precária situação com buracos na calçada,muito lixo nas ruas e calçadas,existe também um carro parada sem uso na calçada evitando a passagem e fazendo com que o pedrestre ande por uma rua estreita fazendo com que as pessoas corram um sério risco. A solução desse problema cabe a prefeitura da cidade em conjunto com a população para que tenhamos um lugar mais bonito e assessível para toda a população. Não adianta a prefeitura fazer as mudanças nessessárias se a população do local não preservar.
ResponderExcluirCauane Fernanda Gomes_09 1ºA
Quando saímos da escola para ir observar o nosso bairro fiquei chocada pelo simples fato de que não temos uma boa segurança para andar nas calçadas onde nelas tem buracos , lixos , e até mesmo coisas desnecessária de se ver , e como eu já tinha passado por la varias vezes já imaginava que iria estar pior a situação e foi exatamente oque vi , aquele cheiro de lixo , aquela poluição no ar ,achei uma falta de atitude da sociedade e que toda a sociedade deveria fazer mudanças para que isso se resolva o mais rápido possível.
ResponderExcluirIngrid Camila Costa Lemes 15 1ºA
Quando saímos da escola para ir observar o nosso bairro fiquei chocada pelo simples fato de que não temos uma boa segurança para andar nas calçadas onde nelas tem buracos , lixos , e até mesmo coisas desnecessária de se ver , e como eu já tinha passado por la varias vezes já imaginava que iria estar pior a situação e foi exatamente oque vi , aquele cheiro de lixo , aquela poluição no ar ,achei uma falta de atitude da sociedade e que toda a sociedade deveria fazer mudanças para que isso se resolva o mais rápido possível.
ResponderExcluirIngrid Camila Costa Lemes 15 1ºA
No local, vimos que o bairro da Vila Sinhá é um local onde se encontra pessoas de baixa renda assim refletindo nos seus atos no bairro. o lixo é facil de se ver . Vi que a muita falta se segurança no bairro , que quando as meninas da minha sala passaram os homens do bar , começaram a mexer com elas . durante o percurso observamos varias falhas em diversos lugares do bairro assim podemos deduzir que há falhas no bairro todo.
ResponderExcluirEder 1 ano A Numero :10
No dia 07/10 saímos para fazer uma observação do bairro Vila Sinhá, fomos observar os pequenos e alguns grandes problemas sociais e urbano, do bairro onde estudamos, moramos... ao sair da escola já vimos alguns problemas, como as calçadas esburacadas, com entulho, lixo, devido ao não cuidado delas pela população, sendo assim gerando acidentes, onde qualquer cidadão pode sofrer, as ruas também são bem estreitas, onde temos que andar na rua. Então são pequenas coisas, que acabam em um problema muito grande, no qual nos cidadãos sofremos com essa falta de infraestrutura. Esses problemas não deveriam acontecer, pois pagamos impostor, e sim temos direito de uma lugar preservado, e com infraestrutura.
ResponderExcluirMatheus de Sousa Marcolino, 24 - 1°A
Marcella Souza 1°A 22
ResponderExcluirNo dia 07/10 saímos da escola pra fazer a percepção do bairro que nos cerca , observei que falta mobilidade urbana , pois as calçadas são estreitas, corre riscos de acidentes como atropelamento, sem pensar que e impossível um cadeirante passar por esse local pois as ruas são estreitas e esburacadas.A segurança do local também esta em precária situação , pois ficamos mais ou menos uma hora observando o bairro e não vimos nenhuma rota de policiamento. Deve-se melhorias do governo , pois nos pagamos impostos caros que temos o direito de ter no minimo uma calçada descente para andar; mais quando eles arrumarem a população local tem que se conscientizar e preservar o bem que lhe foi feito.
no dia 07/10/2015 saímos da nossa escola com a proposta de observar coisas do nosso cotidiano em que não reparamos todos os dias, o que observei foi que havia muita falta se segurança no bairro, lixos jogados no chão sem a população do bairro se preocupar com a saúde, e muitas casas irregulares construídas em morros,correndo um sério risco. O que poderia ajudar seria toda a ajuda de toda a população e da prefeitura para preservar o bairro.
ResponderExcluirPedro 27 1ªA