A degradação ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul compromete a qualidade e a disponibilidade da água e, consequentemente, o equilíbrio dos ecossistemas.
Nesse cenário de escassez, metodologias capazes de estimular a compreensão sobre a responsabilidade ambiental e o envolvimento coletivo na transformação da realidade local são imprescindíveis.
Para desenvolver esse trabalho partimos da premissa que o processo de ensino e aprendizagem deve valorizar metodologias participativas, estimulando a compreensão da relação da água com a vida e a importância de valores coletivos de cuidado com o planeta.
O estimulo ao protagonismo potencializa a participação dos estudantes em processos de transformação local, uma vez que proporciona a postura responsável que vai interferir nas relações entre os estudantes e a localidade e consequentemente na valorização da cidadania ambiental.
Apoio : Prefeitura de São José dos Campos, UPS
Referência: Santos, Rosa M.S. Educação Ambiental no Ensino Médio Integral e a construção de uma metodologia participativa para preservar a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul
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