|
Instruções do Grêmio sobre as atividades no Rio Paraíba |
|
Prof. Liliam (UNESP) apresenta a 2° Edição do Projeto Cachoeiras |
|
Adicionar legenda |
|
Análise da água |
|
Registro dos dados |
|
Prof.Bruno ajuda alunos a encontrar as coordenadas geográficas |
Atividades realizadas
Projeto Cachoeiras 2.0 - Prof° Liliam -UNESP : apresentação da 2ª edição do
projeto (2017), concepção, resultados anteriores e trabalhos de campo
iniciados.
Riscos | Desastres e histórias orais: observação da paisagem e mudanças no entorno nos últimos 5 anos. Observar pequenas ou grandes alterações nas margens do rio Paraíba do Sul e refletir sobre os possíveis perigos: erosão fluvial, inundação, entre outros – Usar como base questionário anexo do Projeto Cachoeiras 2.0
Geografia : Prof ° Rosa - Percepção sócio
espacial: Muitas vezes estamos tão acostumados com nosso entorno que não
percebemos as transformações e intervenção humana ( ação antrópica). Durante o percurso observe como acontece a
ocupação do solo. Há riscos ambientais causados por essas ocupações? Quais os
conflitos existentes principalmente relacionados ao Rio Paraíba do Sul?
Biologia : Prof° Regina - Percepção ambiental : Observação de
formas de vida vegetal e animal durante o trajeto. Incluir nessa análise
quais os tipos de árvores presente? São árvores nativas ou exóticas? Qual a
vegetação predominante nas margens do rio? E os animais presentes como estão
inseridos nesse ambiente rio e cidade?
Química : Prof° Valdemir - Analise da qualidade da água realizada pelos alunos do Grêmio sob a orientação do Professor Valdemir.
Sociologia: Prof° Maria Odete: Estimular o sentimento de pertencimento,
espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
Grêmio Estudantil: Apoio logístico antes e durante as atividades.
O cuidado com o Rio Paraíba faz parte da Agenda Ambiental da escola e tem como objetivo construir diferentes situações de aprendizagem que estimula o protagonismo juvenil para o fortalecimento da cidadania ambiental.
Agradecemos o envolvimento de todos os participantes!
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário