segunda-feira, 23 de outubro de 2017

14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

A 14ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia - SNCT 2017, evento nacionalmente promovido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, tem como tema este ano: "A matemática está em tudo", e será realizada entre os dias 23 a 29 de outubro

Através das ações de Educação Ambiental, vamos participar com sete propostas:

Arborização urbana
A intensidade dos eventos climáticos extremos e seus impactos principalmente nas populações mais vulneráveis implica na necessidade de agir. A proposta de arborizar os espaços urbanos é uma ação de educação ambiental que busca sensibilizar através da produção de mudas e plantio de árvores o desenvolvimento de novas habilidades para o enfrentamento das mudanças climáticas. A realização dessa proposta tem como principal objetivo a manutenção do ambiente e o conforto climático, entre outros benefícios, e para isso é preciso elaborar uma logística em todo seu processo, desde a busca por sementes de árvores adequadas para o ambiente urbano, a implantação do viveiro, o plantio das mudas, assim como a dimensão educadora dessa prática, já que requalifica o ambiente urbano e melhora a qualidade de vida da população

Sistema vertical por gotejamento para reuso da água

Os impactos ambientais na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul compromete a qualidade e disponibilidade da água em São José dos Campos. Nesse cenário de escassez a proposta tem como principal objetivo reutilizar a água num sistema vertical por gotejamento. O procedimento utilizado na elaboração do sistema mostra como é preciso entender problemas matemáticos para solucionar desafios frente a sustentabilidade dos recursos hídricos.

Estação Meteorológica para percepção de riscos de desastres socioambientais

A proposta pretende mostrar como o desenvolvimento de uma estação meteorológica na escola pode fornecer dados para uma nova cultura de percepção de riscos. O desenvolvimento da estação foi feito através de uma placa ARDUINO equipada com sensores para medir temperatura, umidade relativa do ar,pressão atmosférica, velocidade do vento e precipitação de chuva. Os sensores são conectados no ARDUINO e fornecem os dados por um determinado intervalo de tempo para um sistema que processa essas informações e as envia para um computador, permitindo seu armazenamento e compartilhamento dos dados.  A proposta está sendo desenvolvida em parceria com a UNESP e  estimula a percepção e o raciocínio lógico, contribuindo para o fortalecimento da educação para prevenção de riscos de desastres socioambientais.

Memórias orais de desastres naturais
Em parceria com a UNESP, e durante a disciplina eletiva “Estação Meteorológica”, ao desenvolver os instrumentos de medição de eventos do tempo, foi preciso verificar qual a percepção dos alunos e suas comunidades sobre os impactos, ocorrências e mitigação dos danos de desastres naturais, sendo essenciais para a efetividade do mapeamento de intervenções que proporcionem a resiliência dessas comunidades. Junto ao Projeto Cachoeiras, desenvolvemos a prática de coleta de relatos pessoais para  criar parâmetros e estatísticas gerais dessas ocorrências. Além do diagnóstico, os relatos estimulam a memória coletiva como sinalizador dos riscos de cada localidade, proporcionando uma cultura de prevenção de riscos aos impactos desses fenômenos. 

A matemática na prevenção de riscos de desastres
O projeto consiste em propiciar a criação de estratégias voltadas para a redução de riscos de desastres na comunidade escolar já que o entorno da escola é caracterizado como área de ocupação irregular com riscos de desastres principalmente a erosão e os deslizamentos de terra. A partir do trabalho de campo, realizamos um diagnóstico para identificar as áreas com declividade acentuada e foi possível observar como a remoção da vegetação, a execução de cortes para construção de moradias, o acúmulo de lixo, a ausência de sistemas de drenagem de águas pluviais aumentam a frequência das ocorrências como a magnitude dos acidentes. Em 2016 a Defesa Civil apontou mais de 60 ocorrências de deslizamentos de terra na região norte de São José dos Campos, onde está situada a nossa escola. Assim, percebemos que a população do entorno está vulnerável a desastres mas o acesso ao conhecimento proporciona o enfrentamento desses problemas que pode mudar esse cenário.

Monitoramento da qualidade de água do Rio Paraíba do Sul
A ocupação humana dos ambientes naturais fragmenta as cadeias e teias alimentares existentes nos ecossistemas, sejam elas terrestres ou aquáticas.  Dentro do contexto urbano da nossa cidade, que insere um rio da grandeza do Rio Paraíba do Sul responsável pelo abastecimento de água de várias cidades, do nosso estado e de outros, entender as interferências humanas e suas consequências é o tema do nosso trabalho aqui descrito. A Matemática pode ser evidenciada na coleta e análise das amostras de água do Rio Paraíba do Sul, em porcentagens de concentrações de saturação de oxigênio, medição da temperatura e análise do pH em pontos diferentes do rio, localizado próximo da nossa escola.

Sistema de Alerta
Tendo em vista a preocupação com os desastres naturais que atingiram a Região Norte de São José dos Campos e  sua relação com as mudanças climáticas o projeto sistema de alerta foi criado com a finalidade registrar dados a partir do pluviômetro e relaciona-los com as condições anteriores em que ocorreram os desastres, emitindo um alerta às populações das áreas que podem ser afetadas.

Apoio para realização dos projetos: UNESP, CEMADEN, PDDE ESCOLAS SUSTENTÁVEIS, PROJETO CACHOEIRAS

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