segunda-feira, 18 de março de 2019

Cartografia Social: Percepção dos riscos socioambientais no entorno da escola



Tema Transversal: Meio Ambiente/ Mudanças climáticas / Cartografia Social
Profº Rosa Sousa

A cartografia nos dias de hoje vai muito além da representação técnica do espaço geográfico, sendo um instrumento que desenvolve a percepção do espaço e o senso crítico na  sua produção.
A degradação ambiental e os desastres naturais compromete a qualidade de vida da comunidade e nesse cenário preocupante, metodologias capazes de estimular a compreensão sobre a responsabilidade ambiental e o envolvimento coletivo na transformação da realidade local são imprescindíveis. 
Para tanto, é preciso um trabalho de sensibilização que começa na escola e transpõe seus muros através da metodologia de ação participativa, que pode auxiliar na compreensão da produção do espaço, através da  utilização da cartografia social.
A Parceria com o Cemaden Educação desde 2016 trouxe novas discussões sobre a importância da prevenção de riscos de desastres socioambientais. 

Objetivo

-  Entender como a ocupação desordenada do entorno da escola gera riscos na vida dos seus moradores , principalmente  deslizamento e inundações;
Conhecer as possibilidades do trabalho de cartografia social no Ensino Médio Integral.
- Envolver a comunidade escolar na percepção sobre os riscos socioambientais que podem ocorrer no entorno da escola, seus elementos potencializadores e as ações para o enfrentamento. 
Estimular o protagonismo juvenil para o fortalecimento da cidadania ambiental;

Metodologia
O desenvolvimento  deste trabalho  acontece em cinco momentos:
Primeiro momento
É a sondagem de como o estudante do 1° ano  percebe o lugar onde  vive e relaciona com a transformação da paisagem.
1 - Sensibilização :  Assistir o documentário: O Brasil visto de cima. São José Dos Campos.  Ep 23 . Globosat/2018.
2 - Produção de texto descritivo: O lugar onde eu vivo. Descrever o lugar onde você mora: o percurso até a escola, a infra estrutura urbana, natureza, os impactos ambientais, áreas de risco ( deslizamento, alagamento,enchentes ) e sentimento de pertencimento.  Habilidades: Matriz de referência do SARESP : H09,H16.

Segundo Momento
Produção de Mapas Sociais. A atividade consiste  no mapeamento do entorno da escola  através da confecção do  mapa social.  A proposta é verificar principalmente  a percepção que cada estudante tem do lugar onde vive.
Terceiro Momento
Roda de Conversa: Os alunos socializam os mapas sociais, apontam as referências importantes e os riscos socioambientais.  
Quarto Momento
Trabalho de campo: O trabalho de campo proporciona uma nova leitura da paisagem. É a percepção das transformações ocorridas no entorno da escola e as consequências dessa transformação.

Quinto momento
Produção do mapa de cartografia social dos riscos e   a proposta de intervenção.

Resultados esperados

O cenário atual de mudanças climáticas tem mobilizado governos, escolas e cidadãos a se apropriarem das discussões sobre os riscos socioambientais como uma nova exigência para o enfrentamento dos desastres. Temos acompanhado  chuvas, enchentes alagamentos e inundações que afetam a vida da população.
O estímulo ao protagonismo juvenil enquanto proposta pedagógica no Ensino Médio Integral potencializa a participação dos estudantes em processos de transformação local, uma vez que possibilita o senso crítico e a postura responsável que vai intervir nas relações entre os estudantes e a coletividade e consequentemente em novas posturas de enfrentamento.
Enfim, nas palavras de FREIRE (1996), é fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.

A metodologia dessa proposta foi utilizada durante a nossa participação no Projeto Dialogo e Cartografia Social realizado pelo Cemaden Educação e Instituto de Consumo Sustentável da Universidade de Manchester.  

Referências
Cartografia Social. Cemaden Educação. Disponível em < http://educacao.cemaden.gov.br/site/activity/NDAwMDAwMDAwMzk= >

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