Tema Transversal: Meio Ambiente/ Mudanças
climáticas / Cartografia Social
Profº Rosa Sousa
A
cartografia nos dias de hoje vai muito além da representação técnica do espaço
geográfico, sendo um instrumento que desenvolve a percepção do espaço e o senso
crítico na sua produção.
A
degradação ambiental e os desastres naturais compromete a qualidade de vida da
comunidade e nesse cenário preocupante, metodologias capazes de estimular a
compreensão sobre a responsabilidade ambiental e o envolvimento coletivo na
transformação da realidade local são imprescindíveis.
Para
tanto, é preciso um trabalho de sensibilização que começa na escola e transpõe
seus muros através da metodologia de ação participativa, que pode auxiliar na compreensão da produção do espaço, através da utilização da cartografia social.
A Parceria com o Cemaden Educação desde 2016 trouxe novas discussões sobre a importância da prevenção de riscos de desastres socioambientais.
A Parceria com o Cemaden Educação desde 2016 trouxe novas discussões sobre a importância da prevenção de riscos de desastres socioambientais.
Objetivo
- Entender como a ocupação desordenada do entorno da escola gera riscos na vida dos seus moradores , principalmente deslizamento e inundações;
- Conhecer as possibilidades do trabalho de cartografia social no Ensino Médio Integral.
- Envolver a comunidade escolar na percepção sobre os riscos socioambientais que podem ocorrer no entorno da escola, seus elementos potencializadores e as ações para o enfrentamento.
- Estimular o protagonismo juvenil para o fortalecimento da cidadania ambiental;
Metodologia
O
desenvolvimento deste trabalho acontece em cinco
momentos:
Primeiro momento
É a sondagem de como o
estudante do 1° ano percebe o lugar onde
vive e relaciona com a transformação da
paisagem.
1
- Sensibilização : Assistir o
documentário: O Brasil visto de cima. São José Dos Campos. Ep 23 . Globosat/2018.
2
- Produção de texto descritivo: O lugar onde eu vivo. Descrever o lugar onde
você mora: o percurso até a escola, a infra estrutura urbana, natureza, os
impactos ambientais, áreas de risco ( deslizamento, alagamento,enchentes ) e
sentimento de pertencimento.
Habilidades: Matriz de referência do SARESP : H09,H16.
Segundo
Momento
Produção
de Mapas Sociais. A atividade
consiste no mapeamento do entorno da escola através da confecção do mapa social. A proposta é verificar principalmente a percepção que cada estudante tem do lugar
onde vive.
Terceiro Momento
Roda de Conversa: Os
alunos socializam os mapas sociais, apontam as referências importantes e os riscos
socioambientais.
Quarto Momento
Trabalho de campo:
O trabalho de campo proporciona uma nova leitura da paisagem. É a percepção das
transformações ocorridas no entorno da escola e as consequências dessa
transformação.
Produção do mapa de cartografia
social dos riscos e a
proposta de intervenção.
Resultados
esperados
O
cenário atual de mudanças climáticas tem mobilizado governos, escolas e
cidadãos a se apropriarem das discussões sobre os riscos socioambientais como
uma nova exigência para o enfrentamento dos desastres. Temos acompanhado chuvas, enchentes alagamentos e inundações que
afetam a vida da população.
O
estímulo ao protagonismo juvenil enquanto proposta pedagógica no Ensino Médio
Integral potencializa a participação dos estudantes em processos de
transformação local, uma vez que possibilita o senso
crítico e a postura responsável que vai intervir nas relações entre os
estudantes e a coletividade e consequentemente em novas posturas de
enfrentamento.
Enfim,
nas palavras de FREIRE (1996), é fundamental diminuir a distância entre o que
se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a
tua prática.
A metodologia dessa proposta foi utilizada durante a nossa participação no Projeto Dialogo e Cartografia Social realizado pelo Cemaden Educação e Instituto de Consumo Sustentável da Universidade de Manchester.
Referências
Cartografia Social. Cemaden Educação. Disponível em < http://educacao.cemaden.gov.br/site/activity/NDAwMDAwMDAwMzk= >
A metodologia dessa proposta foi utilizada durante a nossa participação no Projeto Dialogo e Cartografia Social realizado pelo Cemaden Educação e Instituto de Consumo Sustentável da Universidade de Manchester.
Referências
Cartografia Social. Cemaden Educação. Disponível em < http://educacao.cemaden.gov.br/site/activity/NDAwMDAwMDAwMzk= >
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