segunda-feira, 4 de março de 2019

Eletiva Verde Urbano - Proposta



A proposta da eletiva surgiu através da importância da ODS 11 (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável ) que  aponta a necessidade de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.  A proposta pretende ainda estimular o protagonismo que  é fundamental para promover práticas que despertam a curiosidade, estimulando e inspirando o desenvolvimento de projetos, incentivando atitudes criativas e críticas para a solução de problemas que interferem na qualidade de vida de todos nós. Através de projetos de pesquisa é possível solucionar algum tipo de problema urbano relacionado a gestão de recursos hídricos, habitação, saneamento básico, produção de alimentos e   energia.
Disciplinas:  Ciências Humanas e Exatas -  
Professores: Rosa Sousa, Dimas Faria
Objetivos
Conhecer os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, mais especificamente o objetivo de número 11: “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis “ e suas metas através da contextualização do assunto baseada na pesquisa e desenvolvimento de projetos por intermédio da  tecnologia como ferramentas como alternativa  para avançar no desenvolvimento de projetos locais , propondo de ações de conscientização, para que o jovem aprenda a respeito do seu lugar na sociedade, seus direitos e deveres, transformando-se num verdadeiro  protagonista.
Período de realização : 1° semestre de 2019.

Habilidades/competências: - Fortalecer o processo de disseminação das informações e conhecimentos científicos e tecnológicos básicos,  desenvolver atitudes e habilidades e valores necessários à educação científica e tecnológica dos estudantes.

Habilidades de nivelamento
Humanas:
 H19 Estabelecer relações de causa/consequência, entre segmentos de um texto, sendo que a causa é relativa a um fato referido pelo texto e a consequência está explícita. (GII)
H20 Distinguir um fato da opinião explícita enunciada em relação a esse mesmo fato, em segmentos contínuos de um texto. (GII)
Exatas:
H29 Ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em tabelas e construir tabelas. (GIII)
H30 Ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em gráficos e construir gráficos (particularmente gráficos de colunas). (GIII)
H42 Resolver problemas que envolvam informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos. (GIII)

Conteúdo
- O que é ciência?
- 17 ODS
- Mudanças climáticas
- Desastres naturais
- Energias renováveis e não renováveis
- Clima x tempo
- problemas socioambientais
- Cidades resilientes

Metodologia
- Curso EAD de Metodologia da Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica do APICE : total 30 horas com certificado.
- plano de pesquisa;
- diário de bordo;
- levantamento de dados;
- analise e apresentação dos  resultados;
- Trabalho de Campo
- Desenvolvimento do protótipo
- Culminância

Recursos didáticos
NETS, ARDUINO, VÍDEOS, LIVROS , REVISTAS CIENTÍFICAS
12 - CRONOGRAMA

O que é ciência?
Como desenvolver um projeto de IC
Diário
De
Bordo
Desenvolvimento
Dos
Projetos
Apresentação
Dos
Projetos
Culminancia
FEVEREIRO
X
X




MARÇO

X




ABRIL


X
X


MAIO



X
X

JUNHO





X

Culminância
A culminância é a apresentação para a comunidade escolar do produto final, desenvolvido durante a eletiva, no caso, um projeto  de iniciação científica para resolver um problema local. 
Avaliação
Percebemos que a cada nova eletiva de iniciação científica o estudante chega animado com a proposta da eletiva  mas, na maioria das vezes, não tem as habilidades necessárias para realizar um projeto de pesquisa. E a nossa proposta é estimular o protagonismo diante do desafio de superar as dificuldades, já que é preciso ler, escrever, pesquisar, sintetizar conceitos, falar em público e socializar resultados. 
Portanto, a avaliação será constante, acompanhando o progresso do estudante no desenvolvimento de habilidades básicas, como ler, distinguir fato de opinião, já que na pesquisa científica é preciso conhecer os fatos, pesquisar, sintetizar e apresentar os resultados.
Parcerias 
CEMADEN e UNIFESP

Referências 
BRASIL. MEC. Quanto pesa uma nuvem? Disponível em < http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/21211/S11_quanto_pesa_uma_nuvem.pdf?sequence=4 > Acesso em 14/03/2017.
Ferreira, A. G, Meteorologia Prática. São Paulo: Editora Oficina de Textos,2006.
USP. Construa sua própria estação meteorológica. Disponível em < http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=rec&cod=_construaasuapropriaestac > Acesso em 14/03/2017.
NAÇÕES UNIDAS. https://nacoesunidas.org/tema/ods10/
BRASIL : http://www4.planalto.gov.br/ods/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/10-reducao-das-desigualdades  

Nenhum comentário:

Postar um comentário