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sábado, 24 de junho de 2017
quarta-feira, 21 de junho de 2017
quarta-feira, 7 de junho de 2017
Estação Meteorológica na mídia
Veja a reportagem AQUI
Fonte: Link Vanguarda
quinta-feira, 1 de junho de 2017
Sistema de alerta para desastres naturais - teste
terça-feira, 23 de maio de 2017
Parceria com a UNESP na Eletiva Estação Meteorológica
1° Momento : Aula sobre a Dinâmica da Atmosfera com a Prof° Luana Pampuch.
2° Momento: Apresentação dos projetos que estão sendo desenvolvidos na eletiva.
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Aula com a Prof° Luana Pampuch, UNESP, sobre a atmosfera terrestre |
2° Momento: Apresentação dos projetos que estão sendo desenvolvidos na eletiva.
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A aluna Michelle explica o funcionamento do sistema de alerta |
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O aluno João Paulo mostra o funcionamento do anemômetro |
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Utilização do Arduino como plataforma para desenvolvimento dos dados da estação meteorológica |
Visita muito oportuna dos Prof°s Luana Pampuch, Antonio Saraiva e Adriano Gonçalves do curso de Eng° Ambiental da UNESP/São José dos Campos.
domingo, 21 de maio de 2017
Na mídia
Marcadores:
na mídia,
Sensibilização para desastres naturais,
sistema de alerta
sexta-feira, 19 de maio de 2017
quinta-feira, 18 de maio de 2017
sexta-feira, 12 de maio de 2017
terça-feira, 9 de maio de 2017
segunda-feira, 1 de maio de 2017
terça-feira, 18 de abril de 2017
Reunião Projeto Cachoeiras - 2º edição Paraíba do Sul
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Imagem Pedro Oliva |
Em
2015, Pedro Oliva percorreu 1.300 quilômetros ao longo de todo o curso do Rio
Paraíba do Sul a partir de cabeceira para o oceano em um caiaque. O objetivo desta expedição foi contribuir
para construir e disseminar o conhecimentos sobre o estado da qualidade da água
do rio e da exposição ao risco socioambiental, além de incentivar a qualidade
de vida por meio do esporte. ( Liliam Medeiros)
A
primeira oficina de cartografia social do Projeto Cachoeiras aconteceu na nossa
escola e contou com a participação do canoísta Pedro Oliva, da pesquisadora Rachel Trajber, da Professora Liliam Medeiros e dos alunos do curso de
Eng. Ambiental da Unesp SJC, além da comunidade escolar.
A
atividade de cartografia social utilizada pelo Projeto Cachoeira inspirou uma
proposta pedagógica de mapeamento participativo onde os alunos pudessem
conhecer e representar o entorno da escola a fim de perceber os conflitos
ambientais que impactam na qualidade das águas da Bacia Hidrografia do Rio
Paraíba do Sul.
Durante o desenvolvimento das atividades de
cartografia social foi possível perceber a preocupação dos estudantes com a
ocupação desordenada e a vulnerabilidade dessa população na estação das chuvas. O mapeamento participativo do entorno da escola possibilitou
um novo olhar sobre a segregação do espaço e as relações de poder que vão
impactar nas águas do Rio Paraíba do Sul e consequentemente na qualidade de
vida da população.
O projeto de extensão “Cartografia social e histórias orais ao longo do rio
Paraíba do Sul” coordenado pela Profº Liliam Medeiros visa dar continuidade às
atividades desenvolvidas no projeto Cachoeiras.
Agradecemos a oportunidade de participar dessa nova etapa do projeto e aprender com todos vocês.
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Imagem Allan Yu |
Agradecemos a oportunidade de participar dessa nova etapa do projeto e aprender com todos vocês.
sábado, 25 de março de 2017
Na mídia
Para ler na íntegra : http://www.cemaden.gov.br/cemaden-recebe-visita-de-alunos-integrantes-de-projeto-de-extensao-cientifica/
Fonte: CEMADEN
sexta-feira, 24 de março de 2017
Hora do planeta
Conforme orientação técnica da D.E. de São José dos Campos no dia 16 de Março, envolvemos os estudantes na Hora do Planeta.
As
luzes foram apagadas durante 60 minutos e aproveitamos para conversar
sobre as mudanças climáticas.
É
preciso compreender a linha de tempo que começa no final do século 18 com a
Revolução Industrial e sua expansão na segunda metade do século 20. Isso gerou um grande aumento de emissões de gases de efeito
estufa na atmosfera. O aumento da
emissão de gases de efeito estufa por queima de combustíveis fósseis (dos
automóveis, das indústrias, usinas termoelétricas), queimadas, desmatamento,
decomposição de lixo tem consequências que são irreversíveis na
natureza.
Os
desafios para alcançar a sustentabilidade do planeta nos apontam uma
necessidade urgente de agir, e a nossa escola tem uma proposta pedagógica que fortalece a participação dos estudantes em processos de transformação, uma vez que
possibilita o protagonismo que vai intervir nas relações entre os estudantes e
a coletividade e consequentemente em um espaço mais sustentável. Todas as ações
ambientais da escola estão centralizadas na Agenda Ambiental Escolar.
Referência : INPE - Mudanças Climáticas.
Referência : INPE - Mudanças Climáticas.
quarta-feira, 22 de março de 2017
Visita ao CEMADEN
O
Cemaden atua no monitoramento das ameaças naturais em áreas de riscos em
municípios brasileiros suscetíveis à ocorrência de desastres naturais, além de
realizar pesquisas e inovações tecnológicas que possam contribuir para a
melhoria de seu sistema de alerta antecipado, com o objetivo final de reduzir o
número de vítimas fatais e prejuízos materiais em todo o país.
Os
principais desastres naturais registrados no Brasil são decorrentes tanto de
excesso de água — deslizamentos em encostas, desmoronamentos, inundações,
enxurradas — quanto decorrentes de sua escassez — colapso de safras agrícolas e
de sistemas de abastecimento de água a populações humanas e animais, causadas
por secas no Nordeste e em outras áreas susceptíveis, como Sul e Sudeste.
O
Cemaden opera 24 horas por dia, sem interrupção, monitorando, em todo o
território nacional, as áreas de risco de 957 municípios classificados como
vulneráveis a desastres naturais. Entre outras competências, envia os alertas
de desastres naturais ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres
(Cenad), do Ministério da Integração Nacional (MI), auxiliando o Sistema
Nacional de Defesa Civil.
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Pluviômetro semiautomático |
A Débora nos recepcionou e explicou
a proposta do Cemaden Educação que atua junto às escolas de Ensino Médio localizadas em áreas de riscos de desastres socioambientais. A proposta visa contribuir para uma cultura da
percepção de riscos de desastres e da
construção de sociedades sustentáveis e resilientes.
Agradecemos a oportunidade de conhecer as
atividades operacionais na sala
de situação e todo o processo que envolve a atuação coordenada entre vários órgãos em relação à gestão de
monitoramento e alertas, alarme e articulação, resposta e mobilização.
terça-feira, 21 de março de 2017
Visita Pedagógica na UNESP
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Imagem UNESP |
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Estação Meteorológica |
Agradecemos a todos da UNESP de São José dos Campos pela oportunidade de conhecer os laboratórios do Curso de Eng° Ambiental e toda a infra estrutura que a faculdade oferece para os alunos que estão concluindo o Ensino Médio. Foi uma experiencia incrível. Agradecemos especialmente a Professora Luana pela parceria no desenvolvimento da Estação Meteorológica no Ensino Médio Integral.
terça-feira, 14 de março de 2017
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